Relatório anual da CE sobre a economia digital


Entre 2000 e 2004, o sector das tecnologias de informação e comunicação (TIC) contribuiu para quase 50% do aumento da produtividade da União Europeia (UE), sendo um dos sectores mais dinâmicos na União. Esta é uma das conclusões a que chegou o relatório anual da Comissão Europeia (CE) sobre a economia digital, em específico, sobre a estratégia i2010.

Segundo o relatório, o investimento das empresas e a adesão dos cidadãos às TIC reflecte-se não só no aumento de ligações em banda larga (até Outubro de 2006, registaram-se 20,1 milhões de novas linhas de banda larga em toda a UE), mas também nas previsões, que apontam para o rápido crescimento do mercado dos conteúdos em linha, nos próximos cinco anos. Por outro lado, apesar do desenvolvimento verificado nos serviços públicos em linha, a Comissão apela aos poderes públicos para garantirem que todos os cidadãos podem efectivamente aceder a esses serviços, beneficiando da sociedade da informação.

Este relatório identifica ainda as principais questões a integrar na revisão da estratégia i2010, que deverá ter início no Outono de 2007 no quadro da presidência portuguesa da UE, entre as quais, a avaliação das consequências para o plano das políticas resultantes das actuais tendências ao nível das redes e na Internet, o aumento da perspectiva do utilizador na inovação das TIC e a supressão das barreiras artificiais existentes, ao nível nacional, para os serviços em linha.

Em particular sobre Portugal, este relatório conclui que, embora o desenvolvimento demonstrado ainda se distancie da média europeia, o desempenho é positivo quer ao nível da adopção de sistemas de telefonia móvel de terceira geração quer do governo electrónico. São disponibilizados valores nacionais para diversos indicadores, entre eles, a banda larga, a utilização da Internet, o governo electrónico, as TIC nos estabelecimentos de ensino, o comércio electrónico, o emprego e competências, o crescimento do sector das TIC e a investigação.


Consulte:

Mais informação: