Utilização das TIC pelas famílias portuguesas


Há cada vez mais famílias portuguesas a utilizarem as tecnologias da informação e comunicação (TIC) em Portugal, conforme indicam os resultados do ''Inquérito à utilização de Tecnologias da Informação e da Comunicação nas Famílias 2006'', levado a cabo pelo Instituto Nacional de Estatística, com a colaboração da UMIC - Agência para a Sociedade do Conhecimento, entre os meses de Abril e Maio de 2006.

De acordo com este estudo, no primeiro trimestre de 2006, o computador estava presente em 45,4 por cento dos agregados domésticos portugueses, a Internet em 35,2 por cento e a banda larga em 24 por cento, o que corresponde a um crescimento face aos níveis registados em 2005. No mesmo período, 42,5 por cento dos indivíduos com idade entre os 16 e os 74 anos utilizaram computador e 35,6 por cento acederam à Internet.

Ao nível da utilização do comércio electrónico, o estudo aponta para que, durante os primeiros três meses de 2006, cerca de 13 por cento dos utilizadores de Internet portugueses tenham efectuado compras ou encomendas de bens e serviços através da Internet. Ao nível do tipo de bens e serviços mais adquiridos, o destaque vai para a compra de livros, revistas, jornais e material de e-learning, referida por cerca de 36,4 por cento dos utilizadores deste tipo de comércio, seguida das encomendas relacionadas com viagens e alojamentos (23,8 por cento) e da compra de filmes e de música (23,3 por cento).


Mais informação:

Informação relacionada no sítio da ANACOM:

  • Banda Larga https://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=176222