Avaliação da qualidade das redes e serviços móveis em Portugal


Já se encontra disponível o último relatório de avaliação da qualidade de serviço das redes e serviços móveis em Portugal, que compreendeu a avaliação da qualidade dos serviços móveis de voz (GSM), videotelefonia (UMTS) e cobertura das redes (GSM e WCDMA), oferecidos pelos operadores OPTIMUS, TMN e VODAFONE nos principais aglomerados urbanos e eixos rodoviários de Portugal continental.

Este novo estudo da ANACOM, realizado em Novembro e Dezembro de 2006, apresenta inovações significativas em relação aos estudos realizados nos últimos seis anos, com destaque para a reformulação da metodologia utilizada e o alargamento da análise a serviços suportados em redes UMTS.

Apesar de se manterem os princípios fundamentais de análise utilizados nos últimos estudos - medidas extremo-a-extremo, imparcialidade e objectividade – foram redefinidos os indicadores de qualidade analisados, que passaram a integrar seis indicadores principais: cobertura das redes (GSM e WCDMA); acessibilidade do serviço (voz e videotelefonia); tempo de estabelecimento de chamadas (voz e videotelefonia); taxa de terminação de chamadas (voz e videotelefonia); qualidade áudio de chamada (voz e videotelefonia); e qualidade vídeo de chamada (videotelefonia).

Em termos de resultados, os valores registados pelos indicadores de qualidade de serviço analisados revelam diferenças significativas entre as redes GSM e UMTS. Enquanto as redes GSM apresentam bons níveis de cobertura e um bom desempenho do serviço de voz, tanto nos aglomerados urbanos como nos eixos rodoviários, as redes UMTS ainda não apresentam uma boa cobertura WCDMA, observando-se zonas com cobertura deficiente e mesmo, nalguns casos, inexistente, principalmente nos eixos rodoviários. Por outro lado, o serviço de videotelefonia apresenta um desempenho razoável nos aglomerados urbanos, mas substancialmente inferior nos eixos rodoviários.


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Informação relacionada no sítio da ANACOM: