Acesso e utilização das TIC nas escolas europeias em relatório da Comissão


A Comissão Europeia publicou recentemente o relatório “Benchmarking Access and Use of ICT in European Schools 2006”, que apresenta os principais resultados de um estudo levado a cabo nos 25 Estados-Membros da União Europeia (UE), na Noruega e na Islândia, com o objectivo de caracterizar o acesso e a utilização das tecnologias da informação e comunicação (TIC) nas escolas europeias.

De acordo com os resultados apresentados, cerca de 96 por cento dos estabelecimentos de ensino da UE estão, actualmente, equipados com o serviço de acesso à Internet, com cerca de 67 por cento a disporem de acesso à Internet em banda larga. Apesar de os resultados serem positivos, o estudo revela ser ainda elevada a distância entre os países do princípio e do fim da tabela no tocante ao acesso à Internet de alta velocidade, com os países escandinavos, a Holanda, a Estónia e Malta a atingirem níveis de 90 por cento de escolas com acesso em banda larga, ao passo que a Grécia, a Polónia, o Chipre e a Lituânia apresentam níveis abaixo dos 35 por cento.

Em relação a Portugal, o estudo revela que cerca de 97 por cento dos estabelecimentos de ensino portugueses estão equipados com serviço de acesso à Internet e que 73 por cento dispõem de acessos em banda larga, o que confere a Portugal a 16ª posição no ranking dos vinte e sete países europeus analisados.

Mais informações:

Nota de imprensa - "Pan-European survey: More than 2/3 of the EU’s schools benefit from high-speed internet"http://ec.europa.eu/information_society/newsroom/cf/itemlongdetail.cfm?item_id=2888 (em inglês)


Consulte:

Informação relacionada no sítio da ANACOM:

  • Banda Larga https://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=176222