Lançamento do primeiro satélite experimental do Galileu


O primeiro satélite experimental do sistema europeu de navegação por satélite “Galileu” foi lançado hoje, às 5h19 (hora de Lisboa), de Baikonur, no Cazaquistão.

O “Giove A”, como é designado, tem por missão testar em condições reais as tecnologias que serão postas em prática pelo futuro sistema europeu de navegação por satélite e assegurar as frequências de rádio atribuídas pela União Internacional das Telecomunicações (UIT), que seriam perdidas se a Europa não lançasse o satélite em 2006. Outra das suas missões será avaliar o ambiente radioeléctrico a cerca de 23 mil quilómetros de altitude, onde a constelação de satélites do Galileu irá orbitar a terra.

Este sistema de navegação europeu é uma iniciativa conjunta da Comissão Europeia e da Agência Espacial Europeia (ESA), responsáveis pela definição, desenvolvimento e validação e, finalmente, pelo lançamento do projecto. Será o primeiro sistema de navegação sob gestão civil, dado que o “GPS” norte-americano e o “Glonass” russo continuarão sob gestão militar.

Com este projecto, a Europa espera conseguir autonomia numa área estratégica, a do posicionamento por satélite, actualmente indispensável para a gestão do tráfego aéreo e marítimo. O Galileu funcionará, assim, em complemento e em concorrência com os sistemas norte-americano e russo.

O sistema europeu será composto por 27 satélites operacionais e três de reserva, estimando-se que entre em fase comercial em 2010. As suas aplicações serão inúmeras e poderão ir desde a gestão de todo o tipo de tráfego, à busca e salvamento e à investigação científica em diversas áreas.


Mais informação:

Informação relacionada no sítio da ANACOM:

  • Galileo https://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=109245