Serviço universal em consulta - ANACOM envia comentários à Comissão Europeia


Na sequência da consulta pública lançada pela Comissão Europeia em 24 de Maio de 2005, sobre a revisão do âmbito do serviço universal, a ANACOM enviou à Comissão os respectivos comentários, que contaram com contributos de alguns operadores.

Com esta consulta pública, a Comissão pretende avaliar a necessidade de um alargamento do âmbito do serviço universal aos serviços de comunicações móveis e ao acesso à Internet em banda larga, bem como lançar um debate alargado sobre a oferta do serviço universal, tendo no horizonte a próxima revisão do quadro regulamentar das comunicações electrónicas, agendada para 2006.

Neste sentido, as conclusões preliminares da Comissão, expressas na Comunicação correspondente, apontam para a não inclusão dos serviços móveis e dos serviços de banda larga no âmbito do serviço universal, uma das questões-chave da consulta. A Comissão considera, assim, não se justificar, para já, a alteração da legislação em vigor no âmbito destes serviços de comunicações.

Atendendo aos desafios colocados com a evolução tecnológica verificada nos últimos anos, foram, ainda, colocadas uma série de “questões de longo prazo”, ponderando a possível adopção de futuras alterações ao enquadramento legal do serviço universal actualmente em vigor, que resulta da última revisão de fundo do quadro regulamentar, a chamada “Revisão 99”.

A posição da ANACOM integra um pacote de 75 comentários que acabam de ser disponibilizados no sítio da União Europeia - Sociedade da Informação.

A Comissão deverá publicar uma segunda Comunicação nesta matéria, incluindo todos os comentários recebidos no âmbito desta consulta.


Consulte:

Mais informação:

Informação relacionada no sítio da ANACOM: