A primeira semana do Observatório de Tarifários


Decorrida uma semana desde a sua disponibilização ao público, o Observatório de Tarifários do serviço telefónico móvel (STM) registava ontem, dia 4 de Agosto, por volta das 16h00, um total de 20.166 acessos e de 54.063 operações de simulação realizadas, a que correspondia uma média de cerca de 322 simulações por hora e 5 simulações por minuto. De acordo com estes dados da ANACOM, cada utilizador efectuou, em média, cerca de três operações de simulação.

Em termos da utilização das diversas funcionalidades disponíveis no Observatório de Tarifários – consumo mensal, comparação de chamadas, chamada virtual e consulta de tarifários –, o destaque vai para a consulta de tarifários e a comparação de chamadas. De acordo com os dados disponíveis, foram efectuadas 28.161 consultas de tarifários e 17.584 comparações de chamadas ao longo da primeira semana de disponibilização do Observatório, correspondendo, respectivamente, a cerca de 52% e 33% do total das operações de simulação efectuadas.  

Estes dados reflectem uma grande receptividade dos utilizadores do STM a esta iniciativa da ANACOM, que, de resto, já era evidente após as primeiras 24 horas de disponibilização do Observatório, altura em que se registava um total de 7.112 acessos e de 22.376 operações realizadas, a que correspondia uma média de cerca de 932 operações de simulação por hora e 15 operações por minuto.

Criado e desenvolvido pela ANACOM, em estreita colaboração com os três operadores de STM, o Observatório de Tarifários faculta, aos consumidores particulares, a informação necessária a uma avaliação fundamentada das alternativas disponíveis em Portugal ao nível dos tarifários do SMT. Apesar de, actualmente, apenas contemplar o serviço de voz do STM, pretende-se alargar o Observatório de Tarifários a outros serviços, tais como o serviço de mensagens escritas (SMS) e o serviço de mensagens multimédia (MMS).


Informação relacionada no sítio da ANACOM: