Qualidade dos serviços GSM e UMTS


Estão disponíveis os relatórios de avaliação da qualidade dos serviços móveis de voz (GSM), videotelefonia (UMTS) e cobertura das redes (GSM e WCDMA), oferecidos pelos operadores Sonaecom (Optimus), TMN e Vodafone Portugal, realizados pela ANACOM:

  • no Serviço Alfa Pendular da CP (Eixo Ferroviário Braga-Porto-Lisboa-Faro), e
     
  • nos Comboios Urbanos de Lisboa (Linhas da Azambuja, Cascais, Fertagus, Sado e Sintra);
     
  • nos principais Aglomerados Urbanos e Eixos Rodoviários das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.

A avaliação teve por base a análise (entre Abril e Julho de 2009) de parâmetros técnicos que traduzem a percepção de qualidade na óptica do consumidor. Em concreto, foram contemplados seis indicadores: cobertura das redes, acessibilidade do serviço, tempo de estabelecimento de chamadas, taxa de terminação de chamadas, qualidade áudio de chamada e qualidade vídeo de chamada.


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