Criado Grupo de Reguladores Europeus para os Serviços Postais (ERGP)


Por decisão da Comissão Europeia de 10 de Agosto de 2010, publicada no dia seguinte no Jornal Oficial da União Europeia (UE), foi instituído o Grupo de Reguladores Europeus para os Serviços Postais (ERGP), que tem como funções, nomeadamente, aconselhar e assistir a CE na consolidação do mercado interno dos serviços postais e na aplicação coerente em todos os Estados-Membros da UE do quadro regulamentar aplicável.

Esta decisão da Comissão é o culminar de um processo que se iniciou a 22 de Janeiro de 2010, quando a CE apresentou ao presidente do então Grupo de Reguladores Europeus (ERG) - substituído entretanto pelo Organismo de Reguladores Europeus das Comunicações Electrónicas (BEREC) - a proposta de criação de um grupo de reguladores para o sector postal e solicitou uma reunião para discussão do assunto. Essa reunião teve lugar em Helsínquia, a 26 de Maio de 2010, em conjunto com o Grupo de Reguladores Independentes (IRG), também vocacionado para as comunicações electrónicas. A proposta da Comissão foi igualmente apresentada ao Comité da Directiva Postal, na sua reunião de 22 de Março de 2010.

Na reunião de Helsínquia, além da manifestação de apoio à criação do ERGP, foi decidido criar um grupo informal que redigisse as propostas de regras de procedimento e de programa de trabalho do grupo. A versão final destes documentos, que será redigida pela Comissão, deverá ser adoptada na reunião inaugural do ERGP, prevista para o início de 2011.


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