Fibra óptica conquista 6 em cada 10 novos acessos à Internet em banda larga


Portugal registava, no final do 1.º trimestre de 2011 (1T2011), cerca de 2,13 milhões de clientes com acessos à Internet fixos, dos quais 2,1 milhões em banda larga, e cerca de 2,6 milhões de utilizadores que efectivamente utilizaram Internet em banda larga móvel, dos quais 1,2 milhões através de placas/modem.

O número de clientes com acessos fixos à Internet aumentou 1,4 por cento face ao trimestre anterior e 8,4 por cento face ao trimestre homólogo do ano anterior. A maioria (98,7 por cento) utilizava a banda larga, que conquistou 31.500 clientes no trimestre em análise, o que representa uma taxa de crescimento de 1,5 por cento face ao trimestre anterior. Em relação ao trimestre homólogo de 2010, o número de clientes aumentou cerca de 8,8 por cento. Quanto ao número de clientes de acesso dial-up, continuou a decrescer, baixando para 28.000, menos 5,1 por cento do que no trimestre anterior.

Analisando as tecnologias de acesso à Internet em banda larga fixa, continua a ser o ADSL a principal (50,6 por cento do total), embora apresente, pelo 3.º trimestre consecutivo, sinais de estagnação, tendo no último trimestre decrescido 0,3 por cento. O modem cabo é utilizado por 41,1 por cento dos clientes da banda larga fixa, tendo no 1T2011 atraído 40 por cento das novas adesões ao serviço (em termos líquidos). Já fibra óptica (FTTH/B) representa cerca de 7,2 por cento dos clientes de banda larga, tendo crescido 16,7 por cento face ao trimestre anterior. No 1T2011, seis em cada dez novos clientes de banda larga (em termos líquidos) aderiram a esta tecnologia. As outras tecnologias, em estão incluídas, por exemplo, ofertas baseadas em circuitos alugados e FWA, representam apenas 1,1 por cento do total de clientes, tendo decrescido 2,3 por cento face ao trimestre anterior.

No tocante às quotas de mercado da banda larga fixa, o Grupo PT detinha uma quota de 47,2 por cento dos clientes, mais 0,4 pontos percentuais do que no trimestre anterior e mais cerca de 7 pontos percentuais desde o spin-off da PT Multimédia. Já a quota de clientes do Grupo ZON subiu para os 33,1 por cento, registando um aumento de 0,1 pontos percentuais face ao trimestre anterior e mais 0,6 pontos percentuais face ao período homólogo de 2010.

No que se refere às quotas de clientes de banda larga móvel com acesso através de placas/modem, a quota de clientes da TMN é de 45 por cento, seguindo-se a Optimus e a Vodafone com 29,1 e 22,3 por cento, respectivamente.

No que se refere ao tráfego da banda larga em local fixo, cada cliente gerou, em média, 26,8 GB de tráfego por mês, valor idêntico ao registado no trimestre anterior.

Os dados do 1T2011 indicam ainda que a taxa de penetração do acesso à Internet em banda larga se situava nos 19,8 por 100 habitantes para os acessos fixos e em 24,4 por 100 habitantes para os acessos móveis com utilização efectiva. No caso dos acessos fixos, este valor aumentou 0,3 pontos face ao trimestre anterior e 1,6 pontos percentuais relativamente ao período homólogo de 2010. De referir que a penetração das ofertas de Internet fixa suportadas em FTTH/B é de 1,4 por 100 habitantes.


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