4,3 milhões de acessos de rede fixa - primeiro trimestre de 2003


/ Atualizado em 01.06.2007

O número de acessos principais de rede fixa ascendeu a 4,3 milhões durante o primeiro trimestre do ano, o equivalente a uma redução de 0,6% face ao trimestre anterior, conclui-se dos dados compilados pela Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM).

As empresas do grupo Portugal Telecom garantiram a maior parte desses acessos, 93,8% do total. De um modo semelhante, o operador histórico encaminhou 89,8% do tráfego, contado em minutos, gerado durante o primeiro trimestre.

O tráfego total originado durante o período em análise ascendeu a 3,4 mil milhões de minutos, menos 7,2% do que no trimestre anterior.

Do total de minutos de conversação, 8% derivaram do recurso ao acesso indirecto, percentagem que se tem mantido estável desde o primeiro trimestre de 2002. Do total de minutos originados via acesso directo e indirecto 96% derivou de ligações nacionais.

Cada chamada nacional durou em média 4,5 minutos, duração que supera os 4,1 minutos por que, em média, se prolongou cada chamada internacional.

No final do primeiro trimestre de 2003 estavam licenciados para a prestação do serviço fixo de telefone 26 prestadores, dos quais 11 encontravam-se em actividade. Destes, 2 prestavam o serviço apenas através de acesso directo, 2 apenas através de acesso indirecto e 7 prestavam serviço usando os dois tipos de acesso.

No final do primeiro trimestre de 2003 estavam portados 83 931 números de rede fixa, o equivalente a um acréscimo de 32% em relação ao final do ano transacto.


Consulte: