Serviço fixo mantém tendência de crescimento


No final do 2.º trimestre de 2012 (2T2012), o parque de acessos telefónicos principais ascendia a 4,5 milhões de acessos, o que representa um aumento de 0,1 por cento face ao trimestre anterior e de 0,9 por cento em comparação com trimestre homólogo de 2011, situando-se dentro do intervalo de previsão resultante da tendência histórica estimada.

A taxa de penetração dos acessos telefónicos principais atingiu os 42,7 acessos por 100 habitantes, sendo que a taxa de penetração dos clientes residenciais de acesso direto ascendia a 57 por 100 alojamentos familiares clássicos. O aumento verificado no número de acessos resulta, sobretudo, de novas adesões a ofertas multiple play suportadas em redes de alta velocidade (fibra ótica/FTTH/B e TV por cabo). A categoria de acessos em que se integram estas ofertas cresceu 5,2 por cento em relação ao 1T2012 e 28,7 por cento desde o 2T2011.

Salienta-se que os acessos suportados em redes alternativas à rede tradicional representavam 37,3 por cento dos acessos telefónicos principais no 2T2012. Também é de referir que a tendência de decréscimo do número de acessos do serviço telefónico fixo (STF) se inverteu no final de 2008, devido às novas adesões às ofertas multiple play.

Os postos públicos mantêm a tendência decrescente e, no 2T2012, são cerca de 25 milhares, verificando-se um decréscimo de cerca de 4,3 por cento face ao trimestre anterior e uma variação homóloga de menos 18,7 por cento.

No final deste período, o grupo Portugal Telecom era responsável por 57,6 por cento do total dos acessos principais, menos 0,4 pontos percentuais do que no 1T2012. O grupo ZON Multimédia era o segundo maior operador, com uma quota de 19 por cento, o que reflete uma subida de 0,7 pontos percentuais.

O volume de minutos de voz do STF e o volume de chamadas situavam-se nos intervalos de previsão resultantes da tendência e efeito sazonal estimado. Em relação ao trimestre anterior, o volume de minutos de voz do STF e o volume de chamadas diminuíram 0,1 e 2 por cento, respetivamente. Em termos homólogos, registou-se um aumento de 5,8 por cento no volume de minutos e um decréscimo de 0,6 por cento no volume de chamadas. O aumento do tráfego em minutos relativamente ao 2T2011 e o consequente aumento da duração média das chamadas, mais 12 segundos em relação ao trimestre homólogo, estão associados ao aumento do número de assinantes do serviço e às ofertas em pacote que permitem efetuar chamadas gratuitas para números da rede fixa.


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