7 mil milhões de mensagens escritas no trimestre


No final do 2.º trimestre de 2012 (2T2012), existiam 16,6 milhões de estações móveis ativas associadas a planos tarifários pós-pagos, pré-pagos e planos combinados/híbridos, o que representa uma diminuição de 0,8 por cento face ao trimestre anterior e um aumento de 1,7 por cento em comparação com o trimestre homólogo de 2011 (2T2011). Nos últimos dois anos, foi a quarta vez que se registou uma diminuição trimestral deste indicador, sendo que a taxa de crescimento anual foi a segunda mais baixa da última década.

Cerca de 13,3 milhões das estações móveis ativas foram efetivamente utilizadas, o que representa 80 por cento do total, correspondendo a um aumento de 1 por cento relativamente ao 1T2012 e uma subida de 1,5 pontos percentuais em comparação com o período homólogo de 2011. As variações ocorridas neste trimestre são explicadas pela evolução dos planos pré-pagos e dos planos híbridos.

Excluindo as placas/modem utilizadas para acesso à Internet em banda larga móvel, o número de estações móveis/equipamentos de utilizador ativos e com utilização efetiva no 2T2012 atingiu cerca de 12,3 milhões, mais 1,3 por cento do que no 1T2012.

No final do junho, a penetração do serviço móvel ascendeu a 156 por 100 habitantes, no entanto, a taxa de penetração das estações móveis com utilização efetiva foi de 125,4 por 100 habitantes. Salienta-se que, de acordo com o Barómetro de Telecomunicações da Marktest, 92,9 por cento dos residentes eram clientes do serviço móvel.

No que se refere à banda larga móvel, no 2T2012 os utilizadores efetivos do serviço eram cerca de 4 milhões, refletindo uma diminuição de 1,1 por cento em relação ao trimestre anterior e um aumento de 2 por cento em comparação com o 2T2011. Deste total, apenas 1 milhão são utilizadores de placas/modem. Refira-se que, desde o 1.º trimestre de 2010, o número de estações móveis associadas a este serviço específico já diminuiu 18,9 pontos percentuais.

No período em análise, foram realizadas 2,2 mil milhões de chamadas, mais 1,5 por cento do que no trimestre anterior. Em média, por mês, foram realizadas 59 chamadas por estação móvel ativa e com utilização efetiva, excluindo as placas para acesso à Internet em banda larga móvel. Das chamadas realizadas, cerca de 43 têm como destino o prestador de origem e 10 outro prestador do mesmo serviço.

O volume de minutos de conversação originados nas redes móveis totalizou os 5,3 mil milhões, o que representa um aumento de 0,2 por cento face ao 1T2012 e uma redução de 1,7 por cento em comparação com o trimestre homólogo de 2011. O tráfego on-net foi o principal responsável pela diminuição ocorrida face ao 2T2011, anulando o efeito do aumento do tráfego internacional e do crescimento do tráfego móvel-fixo.

O número de minutos de conversação por estação móvel com utilização efetiva foi, em média, de 144 por mês, menos 2 minutos face ao trimestre anterior. Destes, 114 foram minutos on-net, 17 foram minutos off-net, 5 tiveram como destino a rede fixa, 3 números curtos/não geográficos e 5 redes internacionais. A duração média das chamadas originadas na rede móvel neste período foi de 146 segundos por chamada.

Os utilizadores do serviço de mensagens escritas, que representavam 59,5 por cento do total de estações móveis com utilização efetiva, enviaram cerca de 7 mil milhões de mensagens escritas, o que corresponde a um aumento de 6,2 por cento em relação ao período homólogo de 2011. Destas, 21,5 milhões foram mensagens de valor acrescentado, ou seja, 0,3 por cento do total de mensagens enviadas. O número médio mensal de mensagens enviadas por utilizador foi de 320, correspondendo a cerca de 11 mensagens por dia.

Quanto ao número de utilizadores e ao tráfego de MMS e videochamadas estes são relativamente reduzidos, mantendo-se neste trimestre as tendências de evolução recentes.

No caso do MMS a tendência é crescente, com os utilizadores do serviço a enviarem cerca de 39,3 milhões de MMS, mais 4,5 por cento do que no período anterior. A videochamada mantém a tendência decrescente, com cerca de 511 mil videochamadas realizadas, menos 3,4 por cento do que no 1T2012.

Ao contrário do que é habitual, a utilização do mobile TV cresceu de forma expressiva. O número de utilizadores do serviço ascendeu a 34,7 milhares, o que representa um aumento de 4 pontos percentuais face ao trimestre anterior. Este serviço contabilizou cerca de 2,5 milhões de sessões, o que corresponde a 24 sessões por utilizador por mês, quase o dobro das sessões registadas no 2T2011.

No trimestre em análise, a balança de tráfego de roaming (tráfego de roaming in e tráfego de roaming out) foi negativa, no caso do volume de tráfego em minutos, com uma diminuição aproximada de 9 mil milhares de minutos. O tráfego roaming out foi superior ao tráfego roaming in em 12,6 por cento. De referir que o 2.º trimestre é normalmente caracterizado por um superavit desta balança. O número médio de utilizadores do serviço de roaming internacional fora de Portugal representa 6,5 por cento do total das estações móveis utilizadas.


Consulte o relatório estatístico: