25.º Congresso da União Postal Universal


Iniciou-se hoje, 24 de setembro de 2012, em Doha, Qatar, o 25.º Congresso da União Postal Universal (UPU), que decorrerá até 15 de outubro de 2012. São esperados mais de 1500 delegados em representação dos 192 países membros da organização, para além de observadores e convidados, que assistirão às reuniões das oito comissões encarregadas de discutir as múltiplas questões regulamentares e técnicas. A última semana do Congresso será dedicada às sessões plenárias.

Para além da adoção da Estratégia Postal Mundial, que se assumirá como um guia de orientação para todos os países membros e para os próprios órgãos da UPU durante o ciclo de quatro anos até ao Congresso seguinte, serão debatidas propostas referentes, entre outros, aos seguintes temas:

  • reforma da União, tendo em conta os desenvolvimentos regulamentares, operacionais e de mercado que se vêm verificando no sector postal nos últimos anos;
     
  • matérias relacionadas com a reestruturação orgânica dos dois Conselhos da União;
     
  • questões orçamentais para o próximo ciclo;
     
  • sistema de encargos terminais.

Como é habitual durante os Congressos da UPU, decorrerão eleições, a 10 de outubro, para os cargos de diretor geral - lugar disputado entre a candidata do Uruguai, Serrana Bassini Casco, e o candidato do Quénia, Bishar A. Hussein - e de vice-diretor geral, função para a qual concorrem um candidato suíço, Pascal Clivaz, e um norte-americano, Dennis Delehanty.

Igualmente haverá lugar a eleições para os dois Conselhos da UPU: o Conselho de Administração, que assegura a continuidade dos trabalhos da UPU entre congressos e supervisiona as suas atividades de regulação, administrativas e legislativas; e o Conselho de Operações Postais, que trata de assuntos essencialmente operacionais, técnicos, económicos e comerciais. Portugal é candidato ao Conselho de Administração, com o objetivo de reforçar a sua participação nas atividades da UPU.

Adicionalmente, está prevista uma conferência de alto nível, no dia 8 de outubro, com o objetivo de debater temas como a evolução dos serviços postais face aos constantes avanços tecnológicos e o papel do sector postal na inclusão económica e social.


Mais informação: