Exercício de cibersegurança Cyber Europe 2014


Está a decorrer, em toda a Europa, o terceiro e maior exercício cibernético - Cyber Europe 2014 - organizado de dois em dois anos pela Agência Europeia para a Segurança das Redes e Informação (ENISA) em colaboração com os Estados-Membros da União Europeia (UE) e da Associação Europeia de Comércio Livre (EFTA).

Trata-se de um exercício prático que conta com a participação de cerca de 200 organizações e 400 profissionais de segurança no ciberespaço da Europa, os quais unem forças para contrariarem um enorme ataque cibernético simulado. O exercício de 2014, que cresceu consideravelmente em termos de âmbito, escala e complexidade face aos de 2010 e 2012, constitui um marco importante nos esforços para reforçar a cooperação para crises cibernéticas e a capacidade de preparação e de resposta na Europa.

Cyber Europe 2014 visa:     

  • testar os atuais procedimentos e mecanismos de cooperação normalizados para gestão de crises cibernéticas na Europa;
     
  • melhorar capacidades ao nível dos Estados;
     
  • desenvolver a cooperação existente entre os sectores público e privado;
     
  • analisar os procedimentos de escalonamento entre os níveis de tomada de decisão (técnico, operacional e estratégico);
     
  • compreender a ligação com a comunicação ao público.

Portugal através de diversas organizações públicas e privadas, entre as quais operadores de comunicações eletrónicas, está, com a promoção da ANACOM, a participar ativamente no exercício, que irá desenvolver-se em várias fases ao longo do corrente ano. Neste momento decorre a fase mais técnica, na qual os participantes são chamados a resolver diversos incidentes cibernéticos semelhantes a situações reais.

Mais informação: