No final do segundo trimestre de 2014 (2T2014) existiam cerca de 3,25 milhões de assinantes do serviço de televisão por subscrição (TVS), mais 38,2 mil (+1,2 por cento) do que no trimestre anterior e mais 104,8 mil (+3,3 por cento) do que no mesmo período de 2013.
O crescimento do número de assinantes deveu-se às ofertas suportadas em fibra ótica (FTTH/B) e xDSL, cujo número de clientes, face ao trimestre anterior, aumentou 7,5 e 2,2 por cento, respetivamente. Por outro lado o número de assinantes dos serviços de distribuição de televisão por cabo e por satélite (DTH) diminuiu, respetivamente, 0,7 e 1,1 por cento no mesmo período.
No final do 2T2014, o serviço de distribuição de televisão por cabo representava 42,7 por cento do total de assinantes, enquanto o xDSL correspondia a 22,2 por cento e o DTH a 18,2 por cento. O peso da FTTH/B continua a aumentar, representando 16,9 por cento do total de assinantes.
Estima-se que, no final do trimestre em análise, cerca de 8 em cada 10 assinantes de TVS dispunham deste serviço integrado em pacote, o que equivale a um aumento de 3 por cento.
O Grupo NOS detém a quota mais elevada de assinantes de TVS (45,3 por cento), seguindo-se a PT Comunicações, a Cabovisão e a Vodafone, com quotas de 41,9 por cento, 6,7 por cento e 5,9 por cento, respetivamente. A Vodafone foi o prestador que, em termos líquidos, mais assinantes captou no 2T2014.
No final do período em análise, cerca de 18,6 por cento dos lares com TVS tinham acesso a canais premium (menos 0,9 pontos percentuais face ao trimestre anterior), enquanto 61,6 por cento dispunham de mais de 80 canais (mais 12,6 pontos percentuais em termos homólogos).
Consulte o relatório estatístico:
- Serviço de televisão por subscrição - 2.º trimestre de 2014 https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1323192