Serviço de televisão por subscrição integrado em pacote regista aumento


No final do segundo trimestre de 2014 (2T2014) existiam cerca de 3,25 milhões de assinantes do serviço de televisão por subscrição (TVS), mais 38,2 mil (+1,2 por cento) do que no trimestre anterior e mais 104,8 mil (+3,3 por cento) do que no mesmo período de 2013.

O crescimento do número de assinantes deveu-se às ofertas suportadas em fibra ótica (FTTH/B) e xDSL, cujo número de clientes, face ao trimestre anterior, aumentou 7,5 e 2,2 por cento, respetivamente. Por outro lado o número de assinantes dos serviços de distribuição de televisão por cabo e por satélite (DTH) diminuiu, respetivamente, 0,7 e 1,1 por cento no mesmo período.

No final do 2T2014, o serviço de distribuição de televisão por cabo representava 42,7 por cento do total de assinantes, enquanto o xDSL correspondia a 22,2 por cento e o DTH a 18,2 por cento. O peso da FTTH/B continua a aumentar, representando 16,9 por cento do total de assinantes.

Estima-se que, no final do trimestre em análise, cerca de 8 em cada 10 assinantes de TVS dispunham deste serviço integrado em pacote, o que equivale a um aumento de 3 por cento.

O Grupo NOS detém a quota mais elevada de assinantes de TVS (45,3 por cento), seguindo-se a PT Comunicações, a Cabovisão e a Vodafone, com quotas de 41,9 por cento, 6,7 por cento e 5,9 por cento, respetivamente. A Vodafone foi o prestador que, em termos líquidos, mais assinantes captou no 2T2014.

No final do período em análise, cerca de 18,6 por cento dos lares com TVS tinham acesso a canais premium (menos 0,9 pontos percentuais face ao trimestre anterior), enquanto 61,6 por cento dispunham de mais de 80 canais (mais 12,6 pontos percentuais em termos homólogos).


Consulte o relatório estatístico: