69.ª reunião do Comité das Políticas da Economia Digital (CPED) - Paris


Teve lugar, de 24 a 26 de junho 2015, em Paris (França), a 69ª reunião do Comité das Políticas da Economia Digital (CPED), que incluiu uma sessão conjunta do CPED e do Grupo de Trabalho Segurança e Privacidade da Economia Digital (WP SPED) sobre o pedido de adesão da Letónia e da Colômbia à OCDE. A delegação portuguesa esteve representada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e pela ANACOM.

O México, enquanto país anfitrião, confirmou as datas oficiais da próxima reunião ministerial que terá lugar em Cancún, a 22 e 23 de junho de 2016, precedida de um fórum dos stakeholders. Neste âmbito os delegados foram convidados a discutirem propostas de convite a endereçar pela OCDE a um conjunto de entidades sugeridas pelos delegados, os detalhes logísticos, a estratégia de comunicação e a composição dos painéis, entre outros aspectos.

No que respeita à publicação “Perspetivas da Economia Digital”, prevê-se o respetivo lançamento a 15 de julho de 2015.

Foi ainda aprovado pelo comité, a proposta de revisão das linhas diretrizes sobre segurança (“Digital Security Risk Management for Economic and Social Prosperity”) e o respetivo documento de apoio.

Por último, procedeu-se à desclassificação, em sala e por procedimento escrito, de um conjunto de documentos.

A próxima reunião do CPED terá lugar em Paris, tendo ficado agendadas, a título provisório, as datas das 70.ª e 71.ª reuniões do CPED, respetivamente 2 a 4 de dezembro de 2015 e 29 a 31 de março de 2016.