Ano 2000 - Algumas Regras Básicas


/ Atualizado em 22.02.2002

O problema do Ano 2000: algumas regras básicas para minimizar o seu impacto

  • O problema do Ano 2000 deve ser compreendido e assumido como prioritário ao nível da gestão de topo de cada organização; tal significa assegurar a afectação dos recursos humanos, materiais e de tempo que se mostrem necessários.

  • Preferencialmente, todas as tarefas necessárias à resolução do problema do Ano 2000 devem ser coordenadas por um responsável a designar, interno ou externo à organização, que assegurará o controlo e a qualidade das acções a desenvolver.

  • Todas as entidades com as quais estão estabelecidas relações de parceria (fornecedores, representantes, clientes, etc.) devem ser envolvidas neste processo - é tão ou mais importante que eles estejam também a lidar correctamente com o problema.

  • Deve ser efectuado um levantamento exaustivo de todo o equipamento informático (hardware e software) ou com componentes electrónicos existente - o problema do Ano 2000 pode afectar qualquer aparelho que utilize dispositivos de data.

  • Deve ser testada a vulnerabilidade destes equipamentos a problemas de datas.

  • Entre em contacto com o fornecedor ou fabricante de cada aparelho e solicite informação relativa ao seu funcionamento após o ano 2000.

  • Recorra a especialistas que verifiquem, confirmem ou desenvolvam o seu plano de "ataque" ao problema do Ano 2000.
     
  • E lembre-se... exija um certificado de compatibilidade com o ano 2000 sempre que adquirir um novo aparelho.

Considere o Ano 2000 como uma oportunidade para actualizar as suas aplicações e equipamentos.

Quando a sua empresa ou organização estiver preparada para enfrentar o Problema do Ano 2000, espalhe a boa notícia, faça publicidade disso.