Estudo sobre as necessidades dos consumidores de serviços postais


Está disponível para consulta o estudo “Necessidades dos consumidores de serviços postais”, realizado pelo Instituto de Marketing Research (IMR), a quem o trabalho foi adjudicado na sequência de concurso público lançado pela ANACOM.

Este estudo tem por objeto a identificação e avaliação das necessidades dos utilizadores finais residenciais do sector postal em Portugal, em particular no que concerne a eventuais falhas no fornecimento de serviços postais úteis aos consumidores ou na identificação de elementos do serviço postal que possam já não ser valorizador pelos consumidores.

Das conclusões do estudo destacam-se as seguintes:

a) A evolução tecnológica, consubstanciada em soluções digitais, está a gerar uma forte contração no tráfego de correspondência postal, o que não está a ser compensado com o incremento de encomendas, oriundas da maior adesão às compras eletrónicas. Tal cenário traduz-se em novos desafios para os operadores postais, nomeadamente: estagnação do perfil competitivo, diminuição da rentabilidade dos operadores e busca de novas soluções de otimização de eficácia operacional.

b) 30,7% dos consumidores fizeram expedição de correspondência postal nos últimos 12 meses, com um envio médio de 6 cartas, sendo que a tendência de curto prazo evidencia sintomas de diminuição da expedição.

c) A maioria dos cidadãos são utilizadores de serviços de receção de correspondência postal - 82,3% dos inquiridos receberam uma carta nos últimos 12 meses - cujos emissores são maioritariamente empresas (85,8%) e instituições públicas (81,1%).

d) Em média cada utilizador do serviço recebe 5,5 encomendas - 60,6% evidenciam tendência de manutenção nas quantidades, 25,2% aumentaram as quantidades, sobretudo por aumento de compras eletrónicas, e 14,2% diminuíram as quantidades, essencialmente devido aos custos dos portes e pela diminuição de compras eletrónicas.

e) A expedição de correspondência postal e encomendas é maioritariamente processada através dos CTT - Correios de Portugal; já na receção de encomendas existe maior dispersão de operadores.

f) Os consumidores revelam predisposição para aceitação de soluções não geradoras de perda de vantagens, mas rejeitam a implementação de soluções geradoras de perda de funcionalidades.

O estudo, incluindo os respetivos pressupostos e conclusões, é da exclusiva responsabilidade dos seus autores, não comprometendo ou veiculando qualquer posição da ANACOM.


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