ANACOM divulga relatório sobre a qualidade de serviço da TDT


Está disponível o relatório da ANACOM sobre a qualidade do sinal da rede de televisão digital terrestre (TDT) em Portugal continental durante 2017 e 2018.

Este relatório, que dá a conhecer a qualidade do sinal da rede TDT, difundido pelo operador MEO – Serviços de Comunicações e Multimédia, foi elaborado com base nos diversos parâmetros técnicos recolhidos através da rede de sondas de monitorização do sinal da TDT. Com esta rede de monitorização, a ANACOM pode acautelar e antecipar eventuais problemas na receção do sinal de TDT, principalmente quando se aproxima a reformulação da cobertura do sinal de TDT, com a migração da rede emissora em funcionamento, de frequência única (single frequency network - SFN) que emite no canal 56, para uma rede multifrequência (multifrequency network - MFN). Finda esta transição, poderá analisar o novo nível da receção/cobertura da rede de difusão terrestre.

No biénio em análise, no território continental nacional, o serviço TDT registou um valor médio de disponibilidade de 99,4% e uma estabilidade de serviço igualmente elevada. O tratamento dos dados permitiu observar assimetrias na disponibilidade de serviço em determinadas alturas do ano, nomeadamente, durante o verão, período em que o impacto da propagação é mais significativo, assim como assimetrias geográficas com o litoral (a registar uma maior disponibilidade de serviço face ao interior) e o Algarve (região com melhores valores neste parâmetro).

O estudo enquadra-se nas atribuições desta Autoridade de assegurar a gestão eficiente do espectro radioelétrico e a sua supervisão e, ainda, no compromisso assumido pela ANACOM para com os cidadãos, de acompanhar, com grande proximidade e numa abordagem de monitorização permanente, a qualidade dos sinais de TDT difundidos.


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