Na semana de 18/05 a 24/05/2020, o tráfego de comunicações eletrónicas caiu face à semana anterior, 7% no caso dos dados e 2% no caso da voz. Depois do excecional crescimento verificado na sequência da declaração de pandemia e do início do estado de emergência, o tráfego parece ter iniciado uma trajetória descendente, tendo atingido na semana em análise o seu valor mínimo desde a semana de 02 a 08/03, no caso da voz, e desde o início do estado de emergência no caso do tráfego de dados.
Figura 1 – Evolução semanal do tráfego voz e dados desde fevereiro de 2020
Unidade: TB (eixo da esquerda), Milhões de minutos (eixo da direita)
Fonte: ANACOM
Todos os tipos de tráfego entraram em queda. Face à semana anterior, o tráfego de dados de fixo diminuiu 7% e o tráfego de dados móveis caiu 3%, sendo este último inferior ao tráfego da semana anterior à declaração de pandemia. No caso do tráfego de voz, tanto a voz móvel (-2%), como a voz fixa (-5%), registaram diminuições.
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Semana de |
TOTAL DE TRÁFEGO DE VOZ |
-2% |
Tráfego do serviço telefónico em local fixo (minutos) |
-5% |
Tráfego do serviço telefónico móvel (minutos) |
-2% |
TOTAL DE TRÁFEGO DE DADOS |
-7% |
Volume de tráfego de Internet (em GB) |
-7% |
Tráfego de dados móveis (em GB) |
-3% |
ACESSOS |
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Acessos em local fixo |
0,1% |
(dos quais) de clientes residenciais |
0,1% |
Acessos móveis com utilização efetiva |
-0,4% |
(dos quais) afetos a planos pós-pagos e híbridos |
-0,1% |
(dos quais) de clientes residenciais |
0,0% |
Nota: Dados provisórios e estimados calculados com base na informação das quatro principais entidades que prestam serviços de comunicações eletrónicas.
O tráfego de dados encontra-se ainda 40% acima do verificado no período pré-COVID19, representando os dados fixos mais de 95% do total. O tráfego de voz foi 15% superior ao registado na semana anterior à declaração de pandemia. A voz móvel tem um peso de 88% no total do tráfego de voz.
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Semana de |
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TOTAL DE TRÁFEGO DE VOZ |
15% |
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Tráfego do serviço telefónico em local fixo (minutos) |
18% |
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Tráfego do serviço telefónico móvel (minutos) |
15% |
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TOTAL DE TRÁFEGO DE DADOS |
40% |
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Volume de tráfego de Internet fixa (em GB) |
43% |
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Tráfego de dados móveis (em GB) |
-5% |
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ACESSOS |
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Acessos em local fixo |
0,8% |
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(dos quais) de clientes residenciais |
0,8% |
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Acessos móveis com utilização efetiva |
-2,3% |
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(dos quais) afetos a planos pós-pagos e híbridos |
-0,5% |
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(dos quais) de clientes residenciais |
0,0% |
Nota: Dados provisórios e estimados calculados com base na informação das quatro principais entidades que prestam serviços de comunicações eletrónicas.
Menos testes à velocidade de Internet
Numa semana em que se verificou uma menor utilização de dados, registou-se também uma redução dos testes realizados para aferir a velocidade do acesso à Internet com o NET.mede.
Na semana de 18 a 24 de maio de 2020, nos acessos fixos residenciais registou-se uma média diária de 4021 testes, o que representa um decréscimo de 14% face ao verificado na semana anterior. O horário principal ocorreu entre as 14 e as 17 horas, com um ligeiro pico às 15 horas. Estes resultados refletem, entre outros, o efeito do teletrabalho e do ensino à distância.
No que respeita aos acessos móveis, foram realizados 1090 testes, menos 0,5% face à semana anterior, com registo de pico às 19 e entre as 21 e as 22 horas.
Lisboa, Porto e Oeiras continuaram a ser os concelhos com maior número de testes, tantos nos acessos fixos residenciais como nos móveis.
Tráfego de encomendas postais diminuiu 5%
O tráfego de encomendas também caiu nesta semana (5%), face à semana anterior. Depois do mínimo atingido na semana posterior ao início do estado de emergência, o tráfego de encomendas iniciou uma recuperação que o fez ultrapassar (semana de 13 a 19/04) os valores contabilizados nas semanas anteriores à declaração de pandemia e atingir um máximo na semana posterior ao final do estado de emergência e ao início do desconfinamento (4 a 10/5). Nas últimas duas semanas, o tráfego caiu, mas está 18% acima do valor do período pré-COVID19.
Figura 2 – Evolução semanal do tráfego de encomendas desde fevereiro de 2020
Unidade: 1 encomenda
Fonte: ANACOM
As encomendas nacionais e as encomendas enviadas para outros países diminuíram 6% e 4%, respetivamente. As encomendas recebidas do exterior diminuíram 1%.
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Semana de |
Nacional |
-6% |
Internacional de saída |
-4% |
Internacional de entrada |
-1% |
TOTAL |
-5% |
Nota: Dados provisórias e estimados calculada com informação representativa de cerca de 75% do tráfego de encomendas.
O volume de todos tipos de encomenda encontra-se ainda acima dos valores contabilizados na semana anterior à declaração de pandemia (semana de 02/03 a 8/03/2020).
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Semana de |
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Nacional |
18% |
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Internacional de saída |
5% |
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Internacional de entrada |
26% |
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TOTAL |
18% |
Nota: Dados provisórias e estimados calculada com informação representativa de cerca de 75% do tráfego de encomendas.
Reclamações também descem
Ao nível das reclamações, também se assiste a uma redução. Entre os dias 16 e 22 de maio, foram apresentadas 1956 reclamações sobre serviços de comunicações no livro de reclamações eletrónico, menos 12% do que na semana anterior.
As reclamações sobre comunicações eletrónicas caíram 12% e representam 65% do total do sector, enquanto as reclamações sobre serviços postais representam 35%, tendo caído igualmente 12% nesta semana.
Apesar da redução do número de reclamações sobre telecomunicações, registou-se um aumento das queixas relacionadas com o cancelamento de serviços, a velocidade da Internet e com os equipamentos. Os problemas com a gestão dos contratos, o cancelamento e a avaria de serviços continuam a ser os assuntos mais reclamados pelos utilizadores. A Vodafone foi o operador mais reclamado pela segunda semana consecutiva.
No sector postal, as reclamações diminuíram no total, mas assistiu-se a um aumento das reclamações contra alguns dos prestadores postais de menor dimensão. O atraso na entrega continua a ser o assunto mais reclamado, tendo registado um ligeiro aumento. O extravio ou atraso significativo é o segundo assunto mais referido pelos utilizadores pela segunda semana consecutiva. Os CTT continuam a ser o operador mais reclamado neste sector.
(Clique na imagem para ver a infografia numa nova janela)
Consulte:
- NET.mede - relatório de impacto COVID-19 (24.05.2020) https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1533269