INE - Inquérito à utilização de TIC nas famílias em 2020


O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou recentemente o resultado do inquérito sobre a utilização de tecnologias da informação e da comunicação (TIC) nas famílias em 2020.

Este inquérito, realizado entre abril e junho, evidencia alterações no consumo das famílias e na utilização das TIC decorrentes da pandemia de COVID-19.

Entre os principais resultados destacam-se os seguintes:

1. Penetração da Internet

  • 84,5% dos agregados familiares em Portugal têm ligação à Internet em casa e 81,7% utilizam ligação através de banda larga, o que representa um aumento significativo, de mais 3,6% em relação ao ano anterior;
  • a proporção de utilizadores de Internet entre fevereiro e agosto de 2020 aumentou 3% em relação ao período homólogo de 2019, contrariando a estabilidade dos resultados nos dois anos anteriores.

2. Utilização de serviços over-the-top:

  • a população dos 16 aos 74 anos que utilizou a Internet nos 3 meses anteriores à entrevista fê-lo principalmente para comunicar e aceder a informação. 89,9% dos inquiridos trocaram mensagens instantâneas (via WhatsApp, Messenger, etc.); 87,0% pesquisaram informação sobre produtos ou serviços; 86,8% enviaram ou receberam emails; 85,7% leram notícias e 80,2% participaram em redes sociais;
  • do conjunto de atividades analisadas, aquela que revelou um maior crescimento (de 18% em 2019 para 70,5%) foi "telefonar ou fazer chamadas de vídeo".

3. Utilização da Internet das Coisas (IoT):

  • os equipamentos conectados com a Internet mais referidos pelos utilizadores são os equipamentos de entretenimento, 63,1% indicou usar pelo menos um equipamento de entretenimento, enquanto os equipamentos de uso pessoal foram referidos por 30,1% dos inquiridos e os domésticos por 19,0%.

4. Comércio eletrónico

  • em 2020, a percentagem de utilizadores de comércio eletrónico registou o maior aumento desde 2002 e mais 7% que em 2019. Em 2020, 44,5% das pessoas dos 16 aos 74 anos efetuaram encomendas pela Internet nos 12 meses anteriores à entrevista e 35,2% nos 3 meses anteriores;
  • a quantidade de encomendas através de comércio eletrónico aumentou significativamente: o grupo dos utilizadores que fizeram 3 a 5 encomendas aumentou 4%, os que fizeram 6 a 10 encomendas aumentou 9,5 % e os que fizeram mais de 10 encomendas aumentou 6,9%.

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