Preços em Portugal comparam desfavoravelmente com a UE


Em novembro de 2020, os preços das telecomunicações, medidos através do sub-índice do Índice de Preços do Consumidor (IPC), aumentaram 0,12% face ao mês anterior. A alteração ocorrida resultou do aumento de preços das ofertas “triple-play”1.

Em comparação com o mês homólogo, a variação de preços verificada foi de -1,03%. A taxa de variação média dos preços das telecomunicações dos últimos doze meses foi de -2,43%. Esta redução de preços reflete sobretudo a entrada em vigor no dia 15 de maio de 2019 das novas regras europeias que regulam os preços das comunicações intra-U.E.

Num horizonte mais alargado, entre o final de 2009 e novembro de 2020, os preços das telecomunicações em Portugal aumentaram 6,7%, enquanto na União Europeia diminuíram 10,6%. Em particular, enquanto os preços das telecomunicações em Portugal aumentaram 6,7% neste período, em Espanha, Itália e França diminuíram 9,4%, 16,9% e 24%, respetivamente. A diferença estreitou-se com a entrada em vigor no dia 15 de maio de 2019 das novas regras europeias que regulam os preços das comunicações intra-U.E.

Figura 1 - Variação do IHPC das telecomunicações na U.E. entre dezembro de 2009 e novembro de 2020

Num horizonte mais alargado, entre o final de 2009 e novembro de 2020, os preços das telecomunicações em Portugal aumentaram 6,7%, enquanto na União Europeia diminuíram 10,6%.

Unidade: %
Fonte: ANACOM, com base nos dados do Eurostat
Nota: Informação não disponível para o Reino Unido, Irlanda, Malta, Suécia e Estónia.

As diferenças entre a evolução de preços das telecomunicações em Portugal e na U.E. devem-se sobretudo aos “ajustamentos de preços” que os prestadores implementaram durante vários anos, normalmente nos primeiros meses de cada ano.

Figura 2 - Evolução dos preços das telecomunicações em Portugal e na U.E. (2009M12 = Base 100)

As diferenças entre a evolução de preços das telecomunicações em Portugal e na U.E. devem-se sobretudo aos "ajustamentos de preços" que os prestadores implementaram durante vários anos, normalmente nos primeiros meses de cada ano.

Unidade: índice (2009M12 = Base 100)
Fonte: ANACOM, com base nos dados do Eurostat
Nota: Os preços das telecomunicações da U.E. a partir de dezembro de 2016 diferem do publicado anteriormente devido a alterações efetuadas pelo Eurostat. A informação até novembro de 2016 foi recolhida no dia 16 de março de 2018. A informação a partir de dezembro de 2016 foi recolhida no dia 20 de novembro de 2020.

De acordo com informação recentemente divulgada pelo EUROSTAT, que comparou os níveis de preços das comunicações nos vários países da UE, em 2019 os preços das telecomunicações em Portugal foram os oitavos mais elevados da União Europeia, 21,4% acima da média2.

Figura 3 - Preços das comunicações na U.E. (2019, EU = 100)

De acordo com informação recentemente divulgada pelo EUROSTAT, que comparou os níveis de preços das comunicações nos vários países da UE, em 2019 os preços das telecomunicações em Portugal foram os oitavos mais elevados da União Europeia, 21,4% acima da média.

Unidade: índice (UE27 = Base 100)
Fonte: ANACOM, com base nos dados do Eurostat
Nota: Inclui preços dos equipamentos de telefone e fax, o fornecimento de acessos à Internet, serviços de telefone móvel e de telefone fixo, pacotes de telecomunicações e serviços postais. Preços ajustados à paridade de poder de compra.

Por outro lado, de acordo com o relatório sobre a «Evolução dos preços das telecomunicações», de novembro de 2020, hoje divulgado pela ANACOM, entre os serviços/ofertas considerados, as mensalidades mais baixas são oferecidas pela NOWO em sete casos de serviços/ofertas, enquanto a MEO e NOS apresentaram as mensalidades mais baixas para três tipos de serviços/ofertas e a Vodafone para um tipo de serviço/oferta. De referir que a oferta individualizada de acesso à Internet da NOWO é a que apresenta a mensalidade mais baixa (20 euros).

Em comparação com o mês homólogo do ano anterior, destacam-se as seguintes variações de preços (Tabela 1):

  • A mensalidade mínima dos pacotes quintuple play (5P) mais comuns diminuiu 0,3%, devido a promoções no final de novembro, relacionadas com a “Black Friday”, por parte da MEO e NOS;
  • A mensalidade mínima dos pacotes quadruple play (4P) mais comuns diminuiu 0,4%, também devido a alterações das ofertas da NOWO;
  • A mensalidade mínima do serviço telefónico móvel com Internet no telemóvel diminuiu 36,1%, graças à diminuição da mensalidade da oferta da NOWO de 7,5 euros para 5 euros e à introdução da oferta da primeira mensalidade;
  • e a mensalidade mínima da banda larga fixa individualizada (BLF) aumentou 4,3%, devido ao fim da oferta da primeira mensalidade do serviço base da NOWO.
Tabela 1 - Taxa de variação homóloga da mensalidade mínima por tipo de oferta - novembro de 2020

Total

MEO

NOS

NOWO

Vodafone

TVS

0,0

0,0

0,0

0,0

24,1

BLF

4,3

-7,4

7,2

4,3

4,0

STF

0,0

20,0

1,0

0,0

0,0

STM

0,0

0,0

0,0

-36,1

0,0

STM com Internet no telemóvel

-36,1

0,0

0,0

-36,1

0,0

BLM PC/Tablet

0,0

0,0

0,0

-

0,0

BLF+TVS

0,0

3,3

24,0

0,0

24,1

BLF+STF

0,0

0,0

24,0

0,0

4,0

TVS+STF

0,0

1,6

0,0

0,0

24,1

BLF+TVS+STF

0,0

3,3

24,0

0,0

24,1

BLF+TVS+STF+STM

-0,4

-4,3

-0,5

-0,4

0,0

BLF+TVS+STF+STM

com Internet no telemóvel

-0,4

-4,3

-0,5

-0,4

0,0

BLF+TV+STF+STM

com Internet no telemóvel

 +BLM PC/Tablet

-0,3

-4,0

-4,0

-

0,0

Unidade: %
Fonte: ANACOM
Nota: TVS – Serviço de distribuição de sinais de TV por subscrição; BLF – Banda larga fixa; STF – Serviço telefónico fixo; STM – Serviço telefónico móvel; BLM – Banda larga móvel suportadas em PC/tablet.

Para além disto, a MEO diminuiu a mensalidade mínima de quatro serviços/ofertas em relação ao mês homólogo do ano anterior e aumentou a mensalidade em outros quatro serviços/ofertas, enquanto a NOS diminuiu as mensalidades mínimas de três serviços/ofertas e aumentou as mensalidades mínimas de cinco serviços/ofertas e a Vodafone aumentou as mensalidades mínimas em seis serviços/ofertas. Algumas destas variações estiveram relacionadas com promoções “Black Friday”. Destaca-se, em particular, o aumento da mensalidade da oferta triple play da MEO, NOS e Vodafone3.

Notas
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1 Ver: MEO, NOS e Vodafone sobem mensalidades das ofertas 3P em 3,3% e reduzem qualidadehttps://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1575644.
2 Eurostat, "How communication prices vary across the EU" Link externo.https://ec.europa.eu/eurostat/web/products-eurostat-news/-/ddn-20201221-1?redirect=%2Feurostat%2F.
3 Ver: MEO, NOS e Vodafone sobem mensalidades das ofertas 3P em 3,3% e reduzem qualidadehttps://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1575644.

Consulte: