Dia Europeu do 112: Portugal com mais de 7,8 milhões de chamadas


Celebra-se anualmente, a 11 de fevereiro, o Dia Europeu do 112, o número único de emergência europeu, para o qual se pode telefonar gratuitamente a partir de telefones fixos e móveis, em qualquer ponto da União Europeia (UE). O objetivo deste dia é destacar a importância do 112 numa UE sem fronteiras internas e a importância dos serviços de emergência no dia-a-dia dos cidadãos.

A edição de 2021 pretende reconhecer e agradecer o contributo dos profissionais dos serviços de emergência num dos momentos mais difíceis e desafiantes das suas vidas e da história da Humanidade, a pandemia de COVID-19.

A Associação Europeia do Número de Emergência (EENA) lançou a iniciativa #thankyouchain, para reconhecimento do trabalho desses profissionais, através da partilha de histórias que testemunhem a experiência de cidadãos e dos próprios profissionais.

Para participar nesta cadeia, basta partilhar as histórias nas redes sociais, a partir de hoje, 11 de fevereiro, usando as hashtags #112Day2021 #thankyouchain.

Em Portugal, o número 112 é atendido em primeira linha por uma Central de Emergência da Polícia de Segurança Pública, que encaminha para o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) as chamadas que à saúde digam respeito, e inicia um processo de localização, triagem e aconselhamento.

A Comissão Europeia (CE), divulgou, em dezembro de 2020, o relatório de implementação do número 112 por parte dos Estados-Membros da União Europeia, cujos dados, relativos a 2019, foram reportados pelos Estados-Membros e por dois países do Espaço Económico Europeu (Islândia e Noruega). Destacam-se os seguintes:

  • O número de chamadas para o 112 representou 56% do total das chamadas de emergência. De um total de 267 milhões de chamadas, cerca de 150 milhões foram feitas para o 112. A CE estima que 2,3 milhões dessas chamadas foram efetuadas em roaming, 1,5 milhões para o 112.
  • Em Portugal – um dos nove países onde o 112 é o único número de emergência – foram efetuadas 7,81 milhões de chamadas, a maioria através de redes móveis.
  • A implementação de sistemas de localização continuou a crescer na UE, embora só em seis Estados-Membros estejam disponíveis para chamadas em roaming. De acordo com as previsões, em 10 anos a advanced mobile location (AML) poderá salvar mais de 10 000 vidas na UE.
  • O acesso a serviços de emergência por parte de pessoas com necessidades especiais terá que ser aperfeiçoado, de modo a que todos os utilizadores finais tenham acesso ao número 112, independentemente do país onde se encontram.

Mais informação:

  • 112 https://ec.europa.eu/digital-single-market/about-112