ANACOM avalia qualidade do serviço de comunicações móveis na região Centro


A ANACOM realizou um estudo de avaliação do desempenho de serviços móveis de voz e dados, e da cobertura GSM (Global System for Mobile communications – Sistema de Comunicações Móveis de segunda geração - 2G), UMTS (Universal Mobile Telecommunications System – Sistema de Comunicações Móveis de terceira geração - 3G) e LTE (Long Term Evolution - Sistema de Comunicações Móveis de quarta geração - 4G) disponibilizados pela MEO, NOS e Vodafone na região NUTS II do Centro, a qual abarca 100 municípios1, abrange cerca de 28,2 mil km2 e conta com 2 217 285 habitantes (cf. Figura 1).

Figura 1 - NUTS II Centro

Figura 1 – NUTS II Centro.

Este estudo, relativo à região NUTS II do Centro, é o quinto de um conjunto que abrangerá todas as regiões do país. Os quatro primeiros estudos, publicados em janeiro, maio, agosto e dezembro de 2020, foram referentes, respetivamente, às regiões Alentejo, Norte, Área Metropolitana de Lisboa e Algarve (NUTS II). Vide https://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=293495https://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=293495.

Estes estudos, que visam dotar o mercado de informação isenta sobre o desempenho destes serviços, têm em vista caracterizar a experiência de utilizador em termos de acessibilidade, retenção e integridade dos serviços. Para tal são realizadas pela ANACOM: (i) chamadas e conversações, para avaliação do serviço de voz; (ii) transferências de ficheiros, de páginas web e de vídeos, para avaliação dos serviços de dados; (iii) medições de níveis de sinal das redes rádio, para avaliação da cobertura; resultando em 13 indicadores de qualidade utilizados para aferir o desempenho dos serviços e a cobertura rádio (cf. Anexo 1).

Neste quinto estudo, relativo à região NUTS II do Centro, os sistemas de comunicações móveis dos operadores analisados apresentam, em média, boa cobertura rádio GSM e adequada cobertura rádio UMTS e LTE, embora se observem desempenhos diferenciados entre as tipologias de áreas urbanas, com piores desempenhos nas áreas predominantemente rurais, e entre os operadores, com a Vodafone, que regista o melhor desempenho na maioria dos indicadores analisados no estudo, a ter um pior desempenho em GSM, enquanto a MEO e a NOS apresentam piores desempenhos em UMTS e em LTE (cf. Anexos 2 e 3).

O serviço de voz apresenta bom desempenho global, embora com algumas diferenças entre os operadores e as tipologias de áreas urbanas. Destaca-se a fraca capacidade de estabelecimento de chamadas registada pela NOS e a degradação significativa do desempenho deste serviço nas áreas predominantemente rurais, nomeadamente no que toca às capacidades de estabelecimento e de retenção de chamadas.

Nos serviços de dados, em transferência de ficheiros, regista-se bom desempenho global, com algumas diferenças de desempenho entre os operadores e, de forma mais acentuada, entre as tipologias de áreas urbanas. As capacidades de estabelecimento e de retenção de sessões de transferência de ficheiros e a velocidade de transferência de dados, em download e em upload, apresentam uma acentuada degradação nas áreas predominantemente rurais. Quanto aos operadores, a NOS, em download, e a MEO e a NOS, em upload, registam as piores velocidades de transferência de dados. Este indicador apresenta variabilidade muito elevada, observando-se valores máximos de cerca de 232 Mbps e 61 Mbps, respetivamente em download e upload, e mínimos de 0,012 Mbps, tanto em download como em upload, que dificultam ou impossibilitam a transmissão de dados em condições adequadas.

Os serviços de navegação na Internet e YouTube video streaming, e também a latência de transmissão de dados, apresentam desempenhos inferiores, face à transferência de ficheiros, observando se também algumas diferenças entre os operadores e, de forma mais acentuada, entre as tipologias de áreas urbanas. De uma forma geral, registam-se piores desempenhos nas áreas predominantemente rurais.

Este estudo baseia-se em testes realizados de acordo com a metodologia aprovada pela ANACOM, em 2017, após consulta ao mercado. As medições são efetuadas de forma sistemática, com procedimentos padronizados e sem intervenção ou decisão humana, e em igualdade de condições para os vários operadores, permitindo a análise objetiva e comparativa dos desempenhos. Na abordagem amostral seguida, considera-se como universo o conjunto de comunicações móveis realizadas no território continental, sendo a chamada de voz móvel e a sessão de dados móveis as unidades estatísticas consideradas. A amostra tem por base dois níveis de estratificação. O primeiro separa o território continental em NUTS II, seguindo-se uma desagregação por NUTS III. O estudo agora divulgado diz respeito aos resultados obtidos a partir da amostra relativa à região Centro (NUTS II).

O trabalho de campo relativo a este quinto estudo decorreu entre os dias 4 e 18 de dezembro de 2020, tendo sido realizadas 993 chamadas de voz, 6630 sessões de dados e 591 871 medições de sinal rádio, correspondendo a aproximadamente 331 chamadas de voz, 368 sessões de dados e 65 763 medições de sinal rádio, por indicador e operador. Foram percorridos 344 quilómetros em testes.

Salienta-se que a leitura dos resultados deve atender à natureza dinâmica e à evolução permanente dos sistemas de comunicações móveis.

Consulte o estudo em: Avaliação do desempenho de serviços móveis e de cobertura GSM, UMTS e LTE, na região Centro (NUTS II)https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1603064.


Anexo 1

Indicadores de qualidade utilizados para medir o desempenho dos serviços e a cobertura rádio

1. Cobertura Rádio – disponibilidade das infraestruturas rádio GSM, UMTS e LTE.

2. Acessibilidade do Serviço de Voz – probabilidade de sucesso no estabelecimento de chamadas.

3. Rácio de Terminação de Chamadas de Voz – probabilidade de uma chamada, depois de estabelecida com sucesso, se manter ativa durante um período de tempo, terminando de forma normal, ou seja, de acordo com a vontade do utilizador.

4. Tempo de Estabelecimento de Chamadas de Voz – período de tempo que a rede demora a estabelecer a comunicação, após o envio correto do pedido (número de telefone de destino).

5. Qualidade de Áudio – percetibilidade da conversação durante uma chamada de voz.

6. Rácio de Terminação de Sessões de Dados – probabilidade de uma sessão de utilização do serviço – transferência de ficheiros, navegação na Internet ou YouTube video streaming – ser estabelecida e decorrer com sucesso, ou seja, manter-se ativa durante a totalidade do período predefinido para transferência de ficheiros, permitir a transferência da totalidade da página web ou a reprodução completa de conteúdos multimédia.

7. Velocidade de Transferência de Dados – quantifica a velocidade média de transferência de dados durante uma sessão de transferência de ficheiros.

8. Duração de Transferência de Página web – quantifica o tempo médio necessário para a transferência de uma página web.

9. Tempo até Início de Visualização de Conteúdos – período de tempo que decorre entre o pedido de um conteúdo multimédia e o início da visualização da primeira imagem, do mesmo conteúdo, no equipamento terminal de utilizador, numa sessão YouTube video streaming.

10. Duração das Interrupções – agrega a duração de todas as interrupções ou paragens na reprodução (freezing) ocorridas durante uma sessão de YouTube video streaming.

11. Qualidade de Vídeo – quantifica a qualidade visual da comunicação, durante uma sessão YouTube video streaming.

12. Resolução de Vídeo – quantifica o número médio de píxeis da imagem durante a reprodução de vídeo, de uma sessão YouTube video streaming.

13. Latência de Transmissão de Dados – quantifica o tempo necessário para que um pacote de informação viaje desde o equipamento de utilizador até ao Servidor de Conteúdos ou vice-versa.

Download de ficheiro Anexo 2 - Síntese das diferenças entre tipologias de áreas urbanas

Download de ficheiro Anexo 3 - Síntese das diferenças entre operadores

Notas
nt_title
 
1 Alcobaça, Abrantes, Águeda, Aguiar da Beira, Albergaria-a-Velha, Alcanena, Alenquer, Almeida, Alvaiázere, Anadia, Ansião, Arganil, Arruda dos Vinhos, Aveiro, Batalha, Belmonte, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Cantanhede, Carregal do Sal, Castanheira de Pêra, Castelo Branco, Castro Daire, Celorico da Beira, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Constância, Covilhã, Entroncamento, Estarreja, Ferreira do Zêzere, Figueira da Foz, Figueira de Castelo Rodrigo, Figueiró dos Vinhos, Fornos de Algodres, Fundão, Góis, Gouveia, Guarda, Idanha-a-Nova, Ílhavo, Leiria, Lourinhã, Lousã, Mação, Mangualde, Manteigas, Marinha Grande, Mealhada, Mêda, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Mortágua, Murtosa, Nazaré, Nelas, Óbidos, Oleiros, Oliveira de Frades, Oliveira do Bairro, Oliveira do Hospital, Ourém, Ovar, Pampilhosa da Serra, Pedrógão Grande, Penacova, Penalva do Castelo, Penamacor, Penela, Peniche, Pinhel, Pombal, Porto de Mós, Proença-a-Nova, Sabugal, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Sardoal, Sátão, Seia, Sertã, Sever do Vouga, Sobral de Monte Agraço, Soure, Tábua, Tomar, Tondela, Torres Novas, Torres Vedras, Trancoso, Vagos, Vila de Rei, Vila Nova da Barquinha, Vila Nova de Paiva, Vila Nova de Poiares, Vila Velha de Ródão, Viseu e Vouzela.