Webinar ''Modelo de partilha do espectro - LSA''


Decorre a 19 de maio de 2021, com início às 14h00, o webinar ''Modelo de partilha do espectro - LSA'',https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1631361 organizado pela ANACOM, que tem como o objetivo apresentar a prova de conceito, promovida por esta Autoridade em ambiente real de teste, relativa a um novo paradigma de partilha de espectro, integrando o conceito de Licensed Shared Access (LSA).

O evento visa, assim, destacar os resultados obtidos e as principais conclusões, bem como ouvir a opinião de todos os intervenientes no projeto, recolher os comentários de outros países que promoveram estudos semelhantes, assim como das organizações internacionais com envolvimento direto nas temáticas subjacentes ao LSA, tais como a Comissão Europeia, a Conferência Europeia das Administrações de Correios e Telecomunicações (CEPT) e o Instituto Europeu de Normas de Telecomunicações (ETSI).

Os ensaios foram desenvolvidos de forma concertada entre a ANACOM e os parceiros que se associaram ao projeto: da indústria, a Huawei, a Nokia e a Fairspectrum; dos operadores de televisão, a RTP, a SIC e a TVI; dos operadores móveis, a MEO, a NOS e a Vodafone; e da Academia e unidades de investigação e desenvolvimento, o Instituto de Telecomunicações.

Esta iniciativa decorre de orientações da União Europeia aos Estados-Membros para que desenvolvam soluções técnicas de partilha, tendo em atenção que o uso partilhado de espectro, no futuro, deverá ser visto como uma regra de gestão do espectro e não como uma exceção.

A utilização cada vez mais intensiva do espectro radioelétrico pelos vários sectores de atividade tem dificultado, nos últimos anos, a identificação de faixas de frequências exclusivas para novos serviços e sistemas. Por esta razão, a procura de metodologias que possam permitir uma utilização partilhada do espectro, tem estado na ordem do dia do trabalho dos gestores do espectro das várias organizações internacionais e também dos diferentes países.

A ANACOM espera que, deste debate, possam emergir importantes conclusões e ensinamentos que possam abrir caminho à definição de soluções regulamentares  para a partilha de espectro.

A participação é gratuita e aberta a todos os interessados, apenas sujeita a inscrição prévia através do formulário que se encontra na página do evento1.

Notas
nt_title
 
1 O link para a transmissão será enviado aos inscritos na véspera do evento.

Consulte: