3.ª reunião do Grupo de Trabalho Inter-sessões (IWG) - Londres


/ Atualizado em 26.07.2006

A terceira reunião do Grupo de Trabalho Inter-sessões  (IWG) da Assembleia de Partes da Organização Internacional de Comunicações Móveis via Satélite (IMSO), que reuniu entre 3 e 6 de Fevereiro na sua sede em Londres, foi incapaz de alcançar um consenso relativo à expansão do mandato da IMSO ou à necessidade de emendar a sua Convenção nesse sentido.

O IWG foi expressamente criado pela Assembleia da IMSO para analisar a proposta de extensão do mandato da organização apresentada pela Dinamarca, quer a eventuais novos operadores de comunicações móveis por satélite para serviço GMDSS (Global Maritime Distress and Safety System) alternativos ao incumbente privatizado, Inmarsat (Satélites Marítimos Internacionais), quer a outros campos, como a aeronáutica.

Manifestaram-se no sentido da completa oposição a qualquer alteração os EUA e a Rússia. O impasse, não obstante algum trabalho de sistematização de potenciais alterações efectuado, será relatado à 17.ª sessão da Assembleia da IMSO, que se deverá realizar-se entre 18 e 22 de Outubro de 2004, na sua sede, em Londres.

No decurso desta reunião, e por ocasião da sua apresentação à IMSO, o novo presidente do Conselho de Administração da Inmarsat, Andrew Sukawaty, anunciou que a próxima geração de satélites da empresa será lançada em Outubro de 2004.

Esta nova geração de satélites vem  garantir a extensão dos serviços da Inmarsat, nomeadamente o GMDSS, fundamental para a segurança da navegação, para além de 2017, explicitou Sukawaty, sucessor de Richard Vos, que presidiu à empresa desde a sua privatização em 1999.