ANACOM reúne com autarcas de Penacova para debater qualidade das comunicações


A ANACOM participou, a 8 de fevereiro de 2022, numa sessão com os autarcas de Penacova para apresentar os resultados do estudo de qualidade de serviço das redes móveis de 2G, 3G e 4G, realizado em janeiro no concelho de Penacova, para avaliar o desempenho dos serviços e verificar os níveis de cobertura radioelétrica dos sistemas de comunicações móveis dos operadores MEO, NOS e Vodafone.

Penacova com problemas de cobertura de voz e dados

O trabalho de campo para a realização do estudo decorreu entre 18 e 20 de janeiro de 2022. As equipas da ANACOM percorreram cerca de 357 quilómetros, realizaram 1128 chamadas de voz, 402 testes de velocidade da ligação à Internet e mais de 88 mil registos de sinal rádio.

Neste estudo, solicitado pelo município de Penacova e que foi apresentado pelo Diretor da Delegação do Porto, Luis Roque Pedro, foram analisados os principais indicadores de qualidade, tendo em conta a perspetiva do utilizador. Os resultados mostram que:

  • No que respeita à cobertura, em 20% dos valores registados a qualidade é “Inexistente”, “Muito Má” ou “Má” (em que a contribuição para este valor por operador é de: 8% no caso da NOS; 7% no caso da MEO; e 5% da Vodafone); nos níveis opostos, “Boa” e “Muito Boa”, registaram-se valores bastante melhores para a Vodafone e MEO, respetivamente, 55% e 41%, e no caso da NOS 24%.
  • No serviço de voz, os desempenhos apresentam resultados quanto à acessibilidade (estabelecimento de chamada) de 95% para a Vodafone, 92% para a MEO e 89% para a NOS, ou seja, em termos globais não foi possível estabelecer chamadas em 8% dos casos. Observou-se ainda que, em 3% dos casos em que se conseguiu estabelecer chamadas, não foi possível concluí-las com sucesso.
  • O rácio de terminação bem-sucedida de chamadas (as que se concretizaram e se realizaram até ao fim) foi de 94% para a Vodafone, 88% para a NOS e 86% para a MEO.
  • No serviço de dados (Internet móvel), os resultados revelam uma qualidade baixa, evidenciando que este serviço é fraco em alguns locais, com baixas velocidades de transferência de dados. A taxa de sucesso de testes de NET.mede (testes iniciados e concluídos) foi de 92% para a Vodafone, 79% para a NOS e 77% para a MEO, ou seja, globalmente, em 17% dos casos não foi possível concluir os testes de acesso à Internet com sucesso.
  • As velocidades médias de transferência de dados em download e upload foram, respetivamente, de 47,7 e 9,7 Mbps na MEO, 18,9 e 7,0 Mbps na NOS, e 13,7 e 8,5 Mbps na Vodafone, sendo de destacar a existência de uma grande variação dos valores observados, fortemente dependente dos locais onde foram realizados os testes.

Na “Tabela 1” é indicada a classificação do desempenho dos operadores para cada serviço:

 Na Tabela 1 é indicada a classificação do desempenho dos operadores para cada serviço.
Tabela 1 – Síntese da avaliação resultados

  • Caso já existissem acordos de roaming nacional em Portugal (permitindo que os clientes de qualquer um dos operadores se pudesse conectar à antena de outro operador quando a qualidade de sinal do seu operador não fosse aceitável), teríamos uma cobertura agregada de 99,6% no município de Penacova, como é evidenciado na figura abaixo.

Cobertura móvel agregada
Cobertura móvel agregada

Qualidade do sinal


Qualidade do sinal

Qualidade do sinal

Na sessão, que contou com a presença do Presidente da Câmara de Penacova, Álvaro Coimbra, e com os presidentes da maioria das juntas de freguesia do concelho, bem como do secretário executivo da CIM Região de Coimbra, Jorge Brito, foi ainda feita uma apresentação sobre a consulta pública das zonas brancas, pela Administradora Patrícia Silva Gonçalves; e foi apresentada aos autarcas a iniciativa CEF2Digital, da União Europeia, pela Diretora do Gabinete de Comunicação da ANACOM, Ilda Matos.

Os autarcas enfatizaram a importância de existirem boas comunicações em todo o território nacional, sem as quais não se consegue atrair investimento e evitar a desertificação do interior, no que foram corroborados pelo Presidente da ANACOM, João Cadete de Matos. O Presidente da ANACOM apelou ainda à participação das autarquias na consulta pública em curso sobre as zonas brancas, bem como à apresentação de candidaturas ao programa CEF2Digital.

Momento da reunião. Da esquerda para a direita: Luis Roque Pedro, Diretor da Delegação da ANACOM do Porto, Patricia Silva Gonçalves, Administradora da ANACOM, João Cadete de Matos, Presidente da ANACOM, Álvaro Coimbra, Presidente da Câmara de Penacova

Momento da reunião. Da esquerda para a direita: Luis Roque Pedro, Diretor da Delegação da ANACOM do Porto; Patricia Silva Gonçalves, Administradora da ANACOM; João Cadete de Matos, Presidente da ANACOM; Álvaro Coimbra, Presidente da Câmara de Penacova


Consulte: