Serviços over-the-top (OTT) 2023



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Sumário executivo

82% dos utilizadores de Internet fizeram chamadas de voz/vídeo online

Em 2023, cerca de 82,4% dos utilizadores com acesso à Internet efetuaram chamadas de voz ou vídeo através desse tipo de acesso, mais 0,9 pontos percentuais (p.p.) do que em 2022. O crescimento anual verificado foi o mais baixo desde 2015.

Portugal continuou acima da média da UE27 (+7,2 p.p.), ocupando a 8.ª posição do ranking da utilização deste tipo de serviços.

Caso se considere o total de indivíduos, e não apenas aqueles com acesso à Internet, a penetração destes serviços seria de 70,7%, +1,9 p.p. do que a média europeia. Portugal ocupava a 15.ª posição do ranking da UE27, tendo verificado um aumento relevante face a 2019, em que se posicionava no último lugar deste ranking.

Penetração de instant messaging atingiu 92% entre utilizadores de Internet

O instant messaging foi utilizado por 92,2% dos utilizadores de Internet, encontrando-se 10,3 p.p. acima da média da UE27 e ocupando a 8.ª posição no respetivo ranking. Caso se considere o total de indivíduos, e não apenas os utilizadores de Internet, a penetração deste serviço em Portugal é de 79,1%. Segundo esta perspetiva, Portugal ficou 4,2 p.p. acima da média europeia, posicionando-se no 13.º lugar do ranking da UE27.

42% dos utilizadores de Internet subscreveram videostreaming pago

A informação mais recente, relativa a 2022, evidencia que 42,3% dos utilizadores de Internet subscreveram serviços videostreaming on demand (+8,6 p.p. que em 2020), encontrando-se Portugal na 16.ª posição no ranking da UE27. Caso se considere o total de indivíduos, e não apenas os utilizadores de Internet, a penetração destes serviços em Portugal seria de 35,8% em 2022 (+9,4 p.p. que em 2020), ocupando Portugal a 17.ª posição do ranking da UE27.

Utilização de redes sociais acima da média da UE

Entre outros serviços over-the-top, destacam-se a leitura de notícias online (79,7%), a participação em redes sociais (79,3%), a música online (72,6%) e o Internet banking (68,6%) com elevados níveis de participação entre os utilizadores de Internet em Portugal em 2023. A utilização de redes sociais em Portugal foi significativamente superior à média da UE27 (+14,5 p.p.). Por outro lado, a utilização de e-commerce e de Internet banking não foram tão populares em Portugal como na UE27. A pesquisa de informação sobre saúde (63,6%) foi dos serviços analisados que mais cresceu face ao ano anterior (+5,1 p.p.), entre os utilizadores de Internet, tendo ainda ultrapassado a média da UE27 (+2,1 p.p.).

Numa perspetiva de distribuição regional, destacam-se os utilizadores de Internet da região da Área Metropolitana de Lisboa com maior proporção de utilização de Internet banking (73,0%). No outro extremo, o Alentejo e a Região Autónoma dos Açores (63,1% e 64,1%, respetivamente) foram as regiões com menor utilização deste serviço. 

Perfil dos utilizadores de serviços over-the-top em Portugal semelhante ao da UE27

No que se refere às características sociodemográficas dos utilizadores de over-the-top, os indivíduos mais jovens, com o ensino superior e estudantes apresentaram uma maior propensão para a utilização dos diversos serviços over-the-top analisados, tal como ocorre na média da UE27. No entanto, durante 2023, registou-se um aumento na utilização de alguns serviços over-the-top em grupos específicos, caracterizados por utilizar estes serviços de forma menos expressiva, como é o caso dos indivíduos com menor nível de escolaridade na realização de chamadas de voz ou com o ensino secundário no caso da utilização de instant messaging.

Utilização de serviços over-the-top (OTT) - 2023