Serviço telefónico fixo - 2023


/ Atualizado em 13.03.2024

Esta informação é propriedade de ANACOM

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Sumário Executivo

Número de clientes aumentou 1,2% em 2023

Em 2023, o número de clientes do serviço telefónico fixo na modalidade de acesso direto era cerca de 4,5 milhões, mais 54 mil (+1,2%) do que em 2022. O crescimento registado é consistente com a tendência histórica estimada e está associado à continuada penetração das ofertas em pacote que incluem telefonia fixa.

Redes de nova geração responsáveis pelo crescimento do número de acessos

O parque de acessos telefónicos principais atingiu 5,5 milhões de acessos equivalentes, mais 67 mil acessos do que no ano anterior. O crescimento verificado (1,2%) deveu-se ao aumento dos acessos suportados em redes de fibra ótica e TV por cabo.

Em 2023, os acessos suportados em redes de nova geração (FTTH, redes de TV por cabo e redes móveis em local fixo), representaram 92,1% dos acessos telefónicos, tendo aumentado o seu peso em 2,2 p.p. em relação ao ano anterior. Por outro lado, o número de acessos analógicos diminuiu 26,7% face ao ano de 2022, passando a representar 4,6% do total de acessos.

Quase metade das famílias com STF não utilizavam o serviço

Em 2023, a taxa de penetração dos acessos telefónicos principais foi de 52,6 acessos por 100 habitantes. A taxa de penetração dos acessos instalados a pedido de clientes residenciais ascendeu a 97,6 por 100 agregados domésticos privados, mais 1,1 pontos percentuais (p.p.) do que no ano anterior.

Porém, em 2023, cerca de 48,6% das famílias com STF referiram não utilizar o serviço, segundo o Inquérito à Utilização de Tecnologias da Informação e da Comunicação pelas Famílias, do Instituto Nacional de Estatística.

Número de postos públicos diminuiu 21,7% em 2023

O número de postos públicos instalados era de cerca de 10,0 mil, verificando-se uma queda de 21,7% face a 2022.

O tráfego em minutos originado em postos públicos também diminuiu (-24,0% face a 2022). Desde 2016, este tipo de tráfego diminuiu 80,5%. Esta tendência decrescente é justificada pela substituição deste tipo de tráfego por chamadas de telemóvel e outras formas de comunicações suportadas na Internet.

Tráfego originado na rede fixa diminuiu 16,2%

O volume de minutos originado na rede fixa diminuiu 16,2% em relação ao ano anterior.

Em 2023, a pandemia da COVID-19 deixou de ter um impacto significativo no tráfego médio por acesso do STF, tendo-se retomado a tendência de decréscimo observada no período pré-pandemia e os níveis estimados caso esta não tivesse ocorrido.

Por tipo de chamada, a diminuição ocorrida deveu-se sobretudo à diminuição do tráfego fixo-fixo (-18,6%) e, em menor medida, à redução do tráfego fixo-móvel (-2,4%), do tráfego nacional para números curtos e números não geográficos (-30,7%) e do tráfego internacional de saída (-20,8%).

Tráfego mensal por acesso diminuiu 8 minutos

Em 2023 foram consumidos, em média, por mês, 39 minutos por acesso, dos quais 27 minutos em chamadas fixo-fixo, 8 minutos em chamadas fixo-móvel e 2 minutos em chamadas internacionais. Em comparação com 2022, foram consumidos mensalmente menos 8 minutos por acesso (-17,7%).

Quotas dos prestadores

No final de 2023, a quota de clientes de acesso direto da MEO atingiu 41,7%, seguindo-se o Grupo NOS com 34,1%, a Vodafone com 20,9% e a NOWO com 2,5%. A quota de clientes de acesso direto do Grupo NOS e da NOWO diminuíram 0,2 p.p. e a quota da MEO manteve-se constante, enquanto a quota da Vodafone aumentou 0,4 p.p.. O nível de concentração diminuiu ligeiramente.

Resumo gráfico do serviço telefónico fixo no ano de 2023.

Postos públicos - resumo gráfico no ano de 2023.