Serviços postais em 2023



Sumário Executivo

O tráfego postal diminuiu 4,9% e o tráfego de encomendas aumentou 8,2%

Em 2023 o tráfego postal foi de 535 milhões de objetos, tendo diminuído 4,9% em comparação com 2022.

O tráfego postal era composto por cerca de 71,5% de correspondências, 7,2% de correio editorial e 7,1% publicidade endereçada. As encomendas representaram 14,2% do total do tráfego, mais 1,7 pontos percentuais (p.p.) do que em 2022.

Face ao período homólogo, a publicidade endereçada, o correio editorial e as correspondências verificaram uma diminuição de tráfego em 9,1%, 6,7% e 6,5% respetivamente, enquanto o tráfego de encomendas aumentou 8,2%.

Receita média por objeto aumentou 6,7%

A receita média por objeto aumentou face ao ano anterior (+6,7%), mantendo a tendência de crescimento que se iniciou em 2018. Neste ano o aumento ocorrido resultou sobretudo do crescimento da receita unitária das correspondências (4,8%), influenciado pelos aumentos de preços promovido pelos CTT a 1 de março de 2023, e da alteração da estrutura do tráfego, designadamente do aumento do peso das encomendas (+1,7 p.p. no tráfego e +2,2 p.p. nas receitas).

Serviço Universal representou 79% do tráfego e 49% das receitas

Os serviços postais inseridos no âmbito do Serviço Universal (SU) foram responsáveis por 78,8% do tráfego e 49,4% das receitas. Em comparação com 2022, o tráfego de SU decresceu 6,3% e o seu peso no total do tráfego diminuiu 1,2 p.p., enquanto as receitas de SU aumentaram 0,3% e o seu peso no total diminuiu 0,6 p.p.

Quotas dos prestadores

O grupo CTT dispunha de uma quota de cerca de 83,3% do tráfego postal, menos 1,8 p.p. do que em 2022. Relativamente ao tráfego abrangido pelo SU, o grupo CTT detinha uma quota de cerca de 90,0%, menos 0,4 p.p. do que no ano anterior. Por outro lado, a quota de encomendas do grupo CTT atingiu 46,8% (-0,8 p.p. do que no ano anterior).

O número de trabalhadores aumentou 4,5%

Em 2023, contabilizaram-se cerca de 15,2 mil trabalhadores afetos à exploração dos serviços postais, mais 4,5% do que no final de 2022. O número de trabalhadores do Grupo CTT aumentou 3,9% enquanto o número de trabalhadores de outros prestadores aumentou 6,1%. A proporção de trabalhadores do grupo CTT alcançou no final do período 70,8% do total (-0,4 p.p. do que no ano anterior).

Aumento dos pontos de acesso e dos centros de distribuição

O número de pontos de acesso aumentou 16,2% enquanto o número de centros de distribuição aumentou 0,2% em relação ao ano anterior.

O número de estações de correio dos CTT manteve-se em relação ao ano anterior enquanto o número de postos de correio aumentou 0,2%, representando um aumento de quatro postos face a 2022.

Resumo gráfico dos serviços postais em 2023.