Preços das telecomunicações sobem 5,8% em fevereiro face ao mês anterior


Em fevereiro de 2024, os preços das telecomunicações, medidos através do respetivo grupo do Índice de Preços do Consumidor (IPC), aumentaram 5,8% face ao mês anterior em consequência de um “ajustamento de preços” dos prestadores que afetou as ofertas em pacote, de serviços telefónicos móveis e de banda larga móvel através de PC/tablet/pen/router. Foi o maior aumento mensal desde maio de 1993.

Em comparação com o mês homólogo do ano anterior, os preços das telecomunicações aumentaram 7,2%, a maior variação desde abril de 1994. Tratou-se de uma variação dos preços superior em 5,1 p.p. (pontos percentuais) à verificada pelo IPC (2,1%).

A taxa de variação média dos últimos doze meses dos preços das telecomunicações foi de 4,9%, 1,6 p.p. acima da registada pelo IPC (3,3%). Tratou-se da taxa mais elevada desde janeiro de 1997.

Por tipo de serviços, a taxa de variação média dos últimos doze meses em Portugal foi 6,7% nos serviços em pacote e 3,5% nos serviços telefónicos móveis, segundo dados do Eurostat.

Em termos internacionais, a taxa de variação média dos últimos doze meses dos preços das telecomunicações em Portugal foi superior à verificada na União Europeia (UE27) em 3,6 p.p., onde a taxa foi de 1,3%. Portugal registou a 3.ª variação de preços mais elevada (25.ª mais baixa) entre os países da UE27. O país com o maior aumento de preços foi a Hungria (+11,7%) enquanto a maior diminuição ocorreu na Malta (-5,6%).

Por subgrupo, as taxas de variação média dos últimos doze meses dos preços dos serviços em pacote e dos serviços telefónicos móveis em Portugal foram 3,7 p.p. e 4,1 p.p. superiores à média da UE, respetivamente.

Numa perspetiva de longo prazo e em termos acumulados, os preços das telecomunicações aumentaram 21,3% desde o final de 2009 enquanto o IPC aumentou 28%. No entanto, nesse mesmo período os preços das telecomunicações na UE diminuíram 8%.

Por operador, as mensalidades mais baixas foram oferecidas pela NOWO em sete casos, num leque de onze serviços/ofertas, enquanto a MEO e a Vodafone apresentaram as mensalidades mínimas para dois tipos de serviço/ofertas, cada uma.

A título de exemplo, a NOWO apresentou a mensalidade mínima mais baixa para o serviço telefónico móvel individualizado (6,25 euros) e para as ofertas em pacote triple play (22,5 euros) e quadruple play (30 euros), enquanto a Vodafone apresentou a mensalidade mínima mais baixa da oferta quintuple play (66,70 euros).

Infografia da evolução dos preços das telecomunicações em fevereiro de 2024.


Consulte o relatório estatístico: