Comparador da ANACOM faz 23 mil simulações nas primeiras 24 horas


/ Atualizado em 03.08.2005

Nas primeiras 24 horas de funcionamento do comparador de preços de chamadas de telefones móveis lançado pelo ANACOM entraram no Observatório de Tarifários 7.112 utilizadores. No total foram realizadas quase 23 mil operações.

De acordo com os dados do ICP-ANACOM, cada utilizador realizou em média três operações de simulação. Por minuto foram realizadas em média 15 operações.

O acesso ao comparador, disponível no site www.anacom.pthttps://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=2, é aberto a todos os interessados.

O simulador desenvolvido pelo regulador sectorial visa colmatar uma deficiência que existe, caracterizada pela grande dificuldade que os consumidores sentem em fazer comparações de preços de telecomunicações, por falta de tempo, desconhecimento do conjunto de ofertas tarifárias que estão no mercado e nalguns casos por dificuldades em definirem o seu próprio perfil de utilização. Designadamente no serviço móvel, em que existe uma enorme diversidade de tarifários, cerca de 30 disponíveis para subscrição e outros tantos que já não podendo ser subscritos, continuam em vigor para os clientes que os tinham escolhido.

O comparador da ANACOM arranca inicialmente com a comparação de chamadas nacionais no serviço móvel, permitindo fazer comparação de tarifários, consulta de tarifários, chamada virtual, e ver face ao consumo mensal real do utilizador qual o tarifário mais adequado. Posteriormente será alargado a SMS, MMS, estando ainda previstas outras funcionalidades.


Consulte: