ANACOM alarga comparador de preços aos SMS e MMS


A ANACOM - Autoridade Nacional de Comunicações vai alargar as funcionalidades do seu comparador de preços, disponível no sitehttps://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=2, aos SMS e MMS enviados para números das redes móveis nacionais ou para a rede fixa. Até aqui o Observatório de Tarifários só permitia fazer comparações de preços de chamadas de voz nacionais a partir das três redes móveis. O acesso ao comparador da ANACOM é aberto a todos os interessados. As novas funcionalidades estão disponíveis online a partir de quarta-feira.

O comparador de preços da ANACOM disponibiliza para o serviço de mensagens curtas (SMS) e para o serviço de mensagens multimédia (MMS) as mesmas funcionalidades que existem para as chamadas de voz. Assim, é possível fazer consulta de tarifários, simulações do consumo mensal, comparar preços de mensagens, e usar a funcionalidade mensagem virtual que permite simular o custo de uma mensagem pontual, nacional, num ou mais planos tarifários, de acordo com a quantidade definida.

Com este simulador, disponível desde Julho, a ANACOM pretendeu colmatar uma deficiência, caracterizada pela grande dificuldade que os consumidores sentem em fazer comparações de preços de telecomunicações, por falta de tempo, desconhecimento do conjunto de ofertas tarifárias que estão no mercado e nalguns casos por dificuldades em definirem o seu próprio perfil de utilização. Designadamente no serviço móvel, em que existe uma enorme diversidade de tarifários.

A ANACOM pretende ainda alargar o comparador a outras funcionalidades, caso da Internet.

A ferramenta foi desenvolvida em colaboração com os três operadores móveis nacionais, aos quais cabe a responsabilidade do carregamento dos dados sobre os tarifários.

Desde o lançamento do observatório de tarifários, em Julho, foram já realizadas 67 035 operações, por um total de 28 959 utilizadores (dados reportados a 3 de Novembro). Das operações realizadas, 36 546 destinaram-se à consulta de tarifários, 20 600 a comparar chamadas, 5 438 operações foram feitas para simular chamadas virtuais e 4 453 tiveram por fim comparar o consumo mensal.


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