Penetração de Internet nos lares pode aproximar-se dos 50% em 2007


/ Atualizado em 08.02.2007

O número de utilizadores de Internet deverá subir em 2007, de acordo com as conclusões de um inquérito ao consumo da banda larga realizado pela Metris GFK para a ANACOM. De facto, 9,7% dos inquiridos que não têm Internet pretendem adquirir o serviço no prazo de um ano. Caso estas intenções se concretizem, a penetração de Internet nos lares aproximar-se-á dos 50%. Em Dezembro de 2006, 40% dos lares portugueses dispunham de acesso à Internet, o que constitui uma subida de 4,7 pontos percentuais que em Janeiro de 2006.

Em 2006, a percentagem de lares com ligação à Internet por banda larga aumentou 7,8 pontos, para 33,8%, uma subida explicada em parte com a migração da banda estreita para a banda larga.

A principal tecnologia de suporte da banda larga é o ADSL, com 60,5% do total de acessos.

O inquérito, realizado em Dezembro, mostra ainda que cerca de 3,1% dos utilizadores de banda larga usam acessos móveis de terceira geração (3G).

Em termos de utilização, 96,4% dos inquiridos com Internet por banda larga utilizam-na para pesquisar informação, 89,7% fazem pesquisa de assuntos relacionados com estudo ou investigação, enquanto 80% usam a net para aceder a notícias. Os downloads de músicas, jogos e filmes são uma razão da utilização da net para 54,6% dos inquiridos. Em Janeiro diziam utilizar a net para esse fim 66,4% dos inquiridos.

Entregar declarações de impostos, movimentar contas bancárias, pagamentos de serviços e compras online são outras actividades cada vez mais realizadas através da Internet, já que todas apresentam crescimentos face a Janeiro de 2006.

Cerca de 15% dos inquiridos que têm Internet de banda larga usam-na para fazer chamadas de voz através do computador. O software Skype é o mais utilizado para esse fim, de acordo com 69,8% das respostas, contra 61,9% em Janeiro. O Netcall com 6,9% das respostas e o IOL Talki com 6,5% são os outros mais utilizados.

A principal barreira à adesão à Internet de banda larga é o desinteresse ou o facto de ser considerada supérflua - para 47,1% dos inquiridos, mais 8,8 pontos que em Janeiro. A segunda principal barreira - para 33% dos inquiridos - é a ausência de computador. Só 9,7% dos inquiridos consideram que o preço é a principal barreira à net de banda larga.

Aliás, estes são também os motivos que impedem a migração da banda estreita para a banda larga. Questões relacionadas com a cobertura geográfica, para 15,3% das respostas, contra 12,8% em Janeiro; a satisfação com o acesso actual, para 9% dos inquiridos; assim como o acesso no emprego, são outros factores que explicam a opção pela manutenção na banda estreita. No último ponto, no entanto, só 7,3% dos inquiridos referem aceder no emprego, uma redução de 8,5 pontos percentuais face a Janeiro.

Ao nível da satisfação dos consumidores, verificou-se uma melhoria da situação em todos os aspectos do serviço, com apenas 6,6% dos inquiridos a responderem que o serviço de acesso em banda larga não correspondeu às suas expectativas - uma redução de 2,2 pontos face a Janeiro. Em matéria de velocidade de acesso, 91,4% dos inquiridos  dizem-se satisfeitos, mais 3,8 pontos que em Janeiro. Quanto à fiabilidade do serviço, 90,6% dos clientes dizem-se satisfeitos ou muito satisfeitos, mais 5,1 pontos percentuais que em Janeiro.

Os clientes dizem-se ainda satisfeitos com os respectivos fornecedores de acesso. Em termos de velocidade de acesso, destaque para a Cabovisão, Clix e Netcabo, com 96,5%, 93,1% e 91,7% de respostas positivas, respectivamente.

Também a satisfação com a fiabilidade do serviço é elevada. Mais de 95% dos clientes da Cabovisão e do Clix avaliam positivamente este aspecto do serviço.

As empresas do grupo PT prestam acesso à Internet em banda larga a 66,9% dos inquiridos. O segundo operador com mais quota é a Cabovisão, com 13,9%.

Em 2006 registou-se uma diminuição significativa das intenções de mudança de operador nos próximos 12 meses. Cerca de 81% dos clientes afirmam que não pretendem mudar de operador, contra 71,1% em Janeiro

Nota metodológica:

O Universo definido para este estudo foi o dos indivíduos de ambos os sexos, com 15 ou mais anos, residentes em Portugal Continental e nas Regiões Autónomas da Madeira e Açores. Para a selecção dos entrevistados recorreu-se ao método de quotas de sexo e idade, instrução e ocupação. A amostra foi estratificada por região e habitat. No total foram realizadas 8676 entrevistas telefónicas, incluindo 3036 entrevistas a utilizadores de banda larga, garantindo 1,8% de margem de erro máxima para os resultados relativos aos utilizadores de banda larga (assumindo um grau de significância de 95%).

O trabalho de campo e o tratamento da informação foi realizado pela Metris GFK entre os dias 1 de Novembro de 2006 e 21 de Dezembro de 2006.


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