Insatisfação com os preços é a principal motivação para mudar de operador fixo


De acordo com um inquérito ao consumo de comunicações electrónicas feito pela Marktest para a ANACOM, em Dezembro de 2006, 59,2% dos lares dispunham de telefone fixo, aproximadamente a mesma percentagem que em Fevereiro de 2006.

Em Dezembro de 2006, 4,2% dos inquiridos sem rede fixa manifestaram intenção de vir a subscrever o serviço telefónico fixo num prazo inferior a um ano.

De acordo com os inquiridos, a principal razão para não dispor de telefone fixo é a utilização do telemóvel (75,3% de respostas). O segundo principal motivo é a existência de assinatura 19,5%.

De acordo com o inquérito realizado, 82,2% dos lares com rede fixa são clientes da PT. Seguem-se a Tele2 (13,1%), e a Cabovisão (7,4%). A PT é o operador mais utilizado para fazer chamadas (68,8%), seguindo-se a Tele2 (12,9%).

Em Dezembro de 2006, 16,3% dos clientes do serviço fixo de telefone utilizavam mais de um operador de rede fixa. Em Fevereiro de 2006, a percentagem era de 19,1%. De referir que esta evolução poderá ser explicada pelo facto de, no período entre Fevereiro e Dezembro de 2006, ter ocorrido uma diminuição de 9 pontos percentuais no número de utilizadores da selecção chamada a chamada e de 15,2 pontos percentuais na pré-selecção de operador.

Em Dezembro de 2006, 40,6% dos clientes do serviço telefónico fixo já tinham mudado pelo menos uma vez de operador de rede fixa. Destes, 85,5% recorreram à portabilidade do número fixo.

A "insatisfação com os preços" continua a ser o principal motivo para a mudança de operador (48,9% contra 6,7% em Fevereiro). O facto de "o novo operador não cobra[r] assinatura" é a segunda principal motivação de mudança ( para 19% dos inquiridos), tendo crescido 13 pontos percentuais face a Fevereiro de 2006. O interesse em experimentar novos serviços/produtos é factor de mudança para 9,9% dos inquiridos, contra 8,1% em Fevereiro. Dos inquiridos, 5,7% mudaram de operador porque o operador anterior não oferecia um pacote com possibilidade de aceder à Internet e TV. Em Fevereiro essa percentagem era de 2%.

Em Dezembro de 2006, e de acordo com este inquérito, 87,7% dos residentes em Portugal com mais de 15 anos de idade dispunham de telemóvel, mais 3,2 pontos percentuais que em Fevereiro.

A principal vantagem do serviço móvel em relação ao serviço fixo é a possibilidade de estar sempre contactável (49,1%). A mobilidade é o segundo motivo mais referido (39,9% de respostas).

Os utilizadores do serviço móvel estão satisfeitos com a qualidade do serviço (97,9%).

Segundo este inquérito, a TMN é o operador com maior quota de clientes (45,3%). Segue-se a Vodafone com 38,7% e a Optimus com 14,7%.

Em Dezembro de 2006, 19,9% dos clientes do serviço móvel já tinha mudado de operador móvel, mais 0,6 pontos percentuais do que em Fevereiro de 2006.

A principal motivação para a mudança de operador móvel é o facto de "a maioria das pessoas com quem [o cliente] contacta serem clientes do novo operador" (44,6%, mais 10 pontos percentuais do que em Fevereiro de 2006). A insatisfação com os preços mantém-se como o segundo motivo mais importante (33,8%).

De acordo com o inquérito, a percentagem de clientes que utiliza a portabilidade do número móvel aumentou 2,5 pontos percentuais e é agora de 4,7%.

Em Dezembro de 2006, 22% dos utilizadores de telemóvel afirmavam dispor de um aparelho 3G, um acréscimo de 6 pontos face a Fevereiro de 2006. Estes utilizadores correspondem a uma penetração efectiva de 16,7% da população portuguesa.

A percentagem de clientes com aparelhos 3G que acedem à Internet pelo telemóvel duplicou, atingindo agora 24,9%.

O observatório de tarifários do sítio do ICP-ANACOM é utilizado por 3% dos clientes do serviço móvel.

Em Dezembro de 2006, 43,3% dos lares dispunham de um serviço de televisão por assinatura.

De acordo com o inquérito, a TV Cabo é o principal operador utilizado deste serviço (76,1%). A Cabovisão é o segundo maior operador (16,1%).

O universo definido para este estudo foi o dos indivíduos de ambos os sexos, com 15 ou mais anos, residentes em Portugal Continental e nas Regiões Autónomas da Madeira e Açores. Para a selecção dos entrevistados recorreu-se ao método de quotas de sexo e idade, instrução e ocupação. A amostra foi estratificada por região e habitat. No total foram realizadas 2.519 entrevistas. Destas 2.519 entrevistas, 997 foram realizadas por telemóvel e 1522 foram realizadas pela rede fixa.

O trabalho de campo e o tratamento da informação foi realizado pela MARKTEST entre os dias 9 de Novembro e 29 de Dezembro de 2006.


Consulte: