OCDE adopta Linhas de Orientação para aumentar segurança das redes


/ Atualizado em 09.10.2003

A Organização para a Cooperação Económica e Desenvolvimento (OCDE) divulgou recentemente o esforço desenvolvido pelos seus países-membros na adopção de Linhas de Orientação (Guidelines) destinadas a promover uma "cultura de segurança" das redes e sistemas de informação.

Estas Linhas de Orientação, cuja adopção é recomendada pela OCDE para aumentar a confiança informática dos utilizadores individuais, agentes económicos e entidades oficiais, traduzem o largo consenso a que foi possível chegar no seio da organização, à medida que se aproxima a passagem do primeiro aniversário dos atentados de 11 de Setembro de 2001.

A Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) esteve representada no grupo de trabalho que delineou estas Linhas de Orientação, adoptadas como Recomendação do Conselho da OCDE, a 25 de Julho de 2002.

Estas medidas assentam em 9 princípios: consciencialização; responsabilidade; resposta; ética; democracia; avaliação do risco; desenho e implementação da segurança; gestão da segurança; reavaliação.

O espírito das novas Linhas de Orientação em matéria de segurança deve ser interpretado em ligação com outras Linhas de Orientação anteriormente adoptadas, sobre temas de alguma forma relacionados: privacidade (OECD Guidelines governing the protection of privacy and transborder flows of personal data) e criptografia (OECD Guidelines for Cryptography Policy), de 1980 e 1997, respectivamente.

As novas Guidelines substituem as primeiras Linhas de Orientação da OCDE, adoptadas em 1992 e revistas em 1997, devendo voltar a ser revistas no prazo de cinco anos. 

OECD Governments Launch Drive to Improve Security of Online Networkshttp://www.oecd.org/document/53/0,2340,en_2649_34255_1946997_1_1_1_1,00.html

Perguntas Frequenteshttps://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=59398

Linhas de Orientação - Documentos originais:

Formato Office® - Documento Word. Versão inglesa*
Formato Office® - Documento Word. Versão francesa*
Download de ficheiro Versão espanhola*

-----

* Esta informação é propriedade da OCDE.