Qualidade dos serviços de SMS e MMS


Já se encontra disponível o último relatório de avaliação da qualidade dos serviços SMS (serviço de mensagens curtas) e MMS (serviço de mensagens multimédia), elaborado pela ANACOM. O trabalho compreende a avaliação da qualidade dos serviços disponibilizados pelos operadores Sonaecom (Optimus), TMN e Vodafone Portugal, através da análise de parâmetros técnicos que traduzem a percepção de qualidade na óptica do utilizador.

Neste estudo, cujas medidas no terreno decorreram entre 9 e 15 de Julho de 2008, foram analisados onze indicadores: acessibilidade do serviço; tempo de envio de SMS; tempo de entrega de SMS; taxa de entrega de SMS; taxa de envio de MMS; velocidade de envio de MMS; taxa de notificação de MMS; taxa de recepção de MMS; velocidade de recepção de MMS; taxa de entrega de MMS e tempo de entrega de MMS.

No total, foram enviadas 15.117 mensagens de teste, o que corresponde, aproximadamente, a 72 horas de medidas.

A avaliação realizada pela ANACOM revelou o muito bom desempenho dos serviços de SMS e MMS, com taxas de entrega de mensagens superiores a 98% e com tempos médios de entrega inferiores a 9 segundos, nos SMS, e 54 segundos, nos MMS.

No que se refere em concreto ao serviço de mensagens curtas (SMS), os resultados não evidenciam diferenças significativas entre operadores, com excepção para o serviço prestado pela Sonaecom (Optimus) no período compreendido entre as 21h00 e as 24h00. Não se verificaram igualmente diferenças significativas entre operadores nos registos do MMS, a não ser no parâmetro dos «tempos médios de entrega de mensagens» em cuja avaliação se observou que a Sonaecom (Optimus) e a Vodafone Portugal registaram tempos na ordem dos 35 segundos, enquanto a TMN atingiu um tempo médio de 53,4 segundos.


Mais informações: