WTPF-09 - primeiro dia de trabalhos


Começou hoje, em Lisboa, o 4.º Fórum Mundial de Políticas de Telecomunicações (WTPF-09) da União Internacional das Telecomunicações (UIT), evento em que está a ser debatido o crescimento e desenvolvimento futuros das tecnologias da informação e comunicação (TIC), nomeadamente no que se refere às políticas que determinam o actual ambiente do sector das TIC e que orientarão as futuras iniciativas globais no campo da regulação e da normalização.

Os principais temas em debate no WTPF-09 são:

  • Implicações da convergência e o aparecimento de novas tecnologias;
  • A transição para as redes de nova geração (RGN), que possibilitam acesso livre e mobilidade dirigida a serviços consistentes e globais;
  • Assuntos de política pública relativa à Internet, incluindo estratégias de criação de confiança e segurança na utilização das TIC;
  • Regulamento de telecomunicações internacionais.

Com referência à cerimónia de abertura, já se encontram disponíveis online as intervenções dos três oradores: Mário Lino (ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações), Hamadoun Touré (Secretário Geral da UIT) e Viviane Reding (Comissária europeia para a Sociedade da Informação e Media). A intervenção do chefe da delegação portuguesa, José Amado da Silva (presidente da ANACOM), também já está disponível para consulta, assim como alguns dos discursos proferidos nas sessões da manhã e da tarde.

Este primeiro dia do WTPF-09 foi precedido, a 21 de Abril, pelo Diálogo Estratégico sobre as TIC, subordinado ao tema ''Enfrentar a Crise'' (Confronting the Crisis), cujas sessões incidiram sobre os efeitos da crise nas TIC. Um apelo repetido foi o da criação de um Plano Marshall digital, o qual já tinha sido anunciado previamente pela UIT na Cimeira Connect Africa, realizada em Kigali (Ruanda), em Outubro de 2007. Foi ainda defendido que tal plano deveria prolongar-se para além da actual crise.


Consulte:

Informação relacionada no sítio da ANACOM: