WTPF-09 - encerramento dos trabalhos


Terminou em consenso a quarta edição do Fórum Mundial de Políticas de Telecomunicações (WTPF-09) da União Internacional das Telecomunicações (UIT), evento internacional de alto nível que trouxe a Lisboa, de 22 a 24 de Abril, cerca de 880 participantes em representação de membros da UIT, governos, indústria, reguladores a nível mundial e organizações não governamentais para discutir o futuro das tecnologias da informação e comunicação (TIC).

O Consenso de Lisboa concentra-se em torno das seis opiniões - principal resultado do Fórum - adoptadas no WTPF-09:

  • Opinião 1 sobre assuntos de política pública relacionados com Internet;
  • Opinião 2 sobre o advento das redes de nova geração (NGN) e o acesso a banda larga;
  • Opinião 3 sobre as tecnologias de informação e comunicação (TIC) e o ambiente;
  • Opinião 4 sobre estratégias concertadas para a criação de confiança e segurança na utilização das TIC;
  • Opinião 5 sobre a formação de recursos humanos para apoio na implementação do IPv6;
  • Opinião 6 sobre o Regulamento das Telecomunicações Internacionais.

O Fórum concordou que a UIT deverá continuar a desempenhar o papel de facilitador na coordenação dos assuntos relativos às políticas públicas de Internet, no estudo dos recursos da Internet, na interligação internacional da rede e no desenvolvimento de uma Internet multilingue. Os participantes no WTPF-09 consideraram ainda que a convergência e o acesso universal à banda larga associados às NGN são iniciativas complexas que exigem uma abordagem global.

Reconhecendo o papel das políticas públicas na promoção e desenvolvimento de infra-estruturas seguras e acessíveis para as NGN, foi pedido aos Estados Membros que considerem a criação de regulação apropriada que encoraje a concorrência, baseada em modelos de acesso abertos e partilhados. Os membros dos Sectores da UIT foram também encorajados a ter em consideração planos ambiciosos de utilização eficaz do acesso em banda larga e das RNG, tendo a indústria sido considerada ''intermediário inteligente'' no desenvolvimento de infra-estruturas NGN interoperáveis.

Na cerimónia de encerramento do WTPF-09, que contou com a presença e intervenção do primeiro-ministro, José Sócrates, foram ainda anunciadas duas novas iniciativas da UIT em parceria com o Governo português: um prémio anual para promover o desenvolvimento de uma sociedade da informação móvel nas áreas do m-learning, m-government e m-development e um projecto internacional de e-escola, no contexto da iniciativa da UIT Connect the World, que inclui a distribuição de computadores portáteis pelas crianças de países em vias de desenvolvimento.

Refira-se ainda que marcaram presença no WTPF-09 os vencedores do concurso de vídeo destinado a jovens organizado pela UIT, sob o tema ''O Futuro das TIC''. Zhassoulan Bayekeyev (Cazaquistão), Carlos Andrés Gomez Ruiz (Colômbia), Samuel Hector Morgan (Jamaica), Eunice Lionnelle Sana-Aniamnossou (Benim) e William Benjamin Towne (Estados Unidos da América) assistiram ao evento, com excepção deste último, e receberam um computador Magalhães.

O WTPF-09 teve como presidente Paulo Campos, Secretário de Estado Adjunto, das Obras Públicas e das Comunicações de Portugal, e como vice-presidentes D.K. Agrawal (Índia), R. Beaird (Estados Unidos), L.O. Gondjout (Gabão), W. Jensen (Noruega), N. Kisrawi (Síria) e N. Marder (Rússia), todos eleitos no primeiro dia, em sessão plenária.

Consulte:

4º Fórum Mundial de Políticas de Telecomunicações (WTPF-09) - 2009

https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=811859


Mais informação: