Inquérito ao consumo dos serviços postais - 2008


Já se encontra disponível o relatório com os principais resultados do último inquérito ao consumo dos serviços postais, realizado com o objectivo de aferir o nível de utilização e a percepção dos utilizadores sobre a qualidade destes serviços em Portugal. Este inquérito foi desenvolvido pela ANACOM e pela TNS-Euroteste, entre 19 de Novembro e 29 de Dezembro de 2008.

Dos seus principais resultados destaca-se o facto de a maioria dos inquiridos manifestarem uma satisfação positiva relativamente à evolução geral dos correios durante 2008. Comparando com os resultados do inquérito de 2006, evidencia-se uma maior percentagem de indivíduos “nada satisfeitos” (3,3 por cento face a 2 por cento) e uma maior percentagem de indivíduos “muito satisfeitos” (28,4 por cento face a 19, 5 por cento), o que em termos médios se repercute numa avaliação muito semelhante.

Ao nível da utilização da rede postal, estima-se que durante o ano de 2008 cerca de 66,8 por cento dos indivíduos portugueses com 15 ou mais anos acederam a estações de correio fixas e, na sua grande maioria, a agências localizadas na sua zona de residência. Neste âmbito, quase 70 por cento dos inquiridos desconhece a substituição de algumas estações de correio fixas por postos de correio, sendo que a metade dos utilizadores que conhecem esta substituição considera que esta mudança melhorou o nível de serviço a que estavam habituados.

No que se refere ao tipo de serviço utilizados nas estações, o envio de correspondência é o serviço mais utilizado e conhecido, por cerca 37,3 e 56,3 por cento dos utilizadores inquiridos, respectivamente. O carregamento e venda de telemóveis, o pagamento de impostos, o envio de fax e telegramas, a reexpedição de correspondências e encomendas, os produtos financeiros, o acesso à Internet, a transferência e levantamento de dinheiro, as cobranças postais, os apartados e a venda de cartões de chamadas telefónicas correspondem a serviços cuja oferta é desconhecida por mais de 90 por cento dos utilizadores de estações e postos de correio.

Por último, sobre as reclamações relativas ao serviço, constata-se que cerca de 6,1 por cento dos utilizadores de estações e postos de correio com 15 ou mais anos efectuaram pelo menos uma reclamação durante o ano de 2008. Destes, 27,3 por cento consideraram difícil ou muito difícil obter informação sobre a forma de reclamar. A “entrega em morada incorrecta” (28,0 por cento dos utilizadores que reclamaram) e o “extravio de correspondência ou encomendas” (19,0 por cento) foram as duas principais razões que motivaram essas reclamações.

Em termos de metodologia utilizada, o universo do inquérito foi constituído por indivíduos com 15 ou mais anos, residentes em Portugal Continental ou nas Regiões Autónomas da Madeira ou dos Açores, tendo sido realizadas 1610 entrevistas telefónicas, segundo o sistema de recolha de entrevistas com apoio de computador (CATI).

Os resultados foram reequilibrados para o universo de indivíduos mediante a utilização de ponderadores. O ponderador foi construído de forma a garantir a estrutura sociodemográfica da população portuguesa com 15 ou mais anos, residente em alojamentos privados em Portugal. Este processo baseou-se nos Censos de 2001 do INE.


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