Redes alternativas sustentam acessos na telefonia fixa


Os mais recentes dados sobre o serviço telefónico fixo (STF), referentes ao 2.º trimestre de 2009 (2T09), indicam que o número de acessos telefónicos principais instalados a pedido de clientes ascendia a 4,06 milhões de acessos, correspondendo a uma penetração de cerca de 38,2 acessos por 100 habitantes. O número de acessos cresceu 0,5 por cento em relação ao trimestre anterior, mas diminuiu 0,1 por cento face ao trimestre homólogo de 2008 (2T08). O aumento verificado no número de acessos resulta sobretudo de novas adesões a ofertas multiple play das empresas do Grupo ZON/TV Cabo e não se traduziu, em termos globais, em aumento de tráfego.

Neste trimestre, o número de postos públicos instalados era de cerca de 34,4 milhares, verificando-se um decréscimo de cerca de 2,4 por cento face ao trimestre anterior e uma variação homóloga de -14,6 por cento.

As empresas do Grupo Portugal Telecom (Grupo PT) que actuam nestes mercados continuam a deter a maioria dos acessos instalados a pedido de clientes, com 66 por cento do total, menos 1,2 pontos percentuais do que no trimestre anterior e menos 3,1 pontos percentuais face ao 2T08. No trimestre em análise, o Grupo Sonaecom manteve o segundo lugar em termos de quota, com 15,7 por cento, enquanto o Grupo ZON/ TV Cabo viu a sua quota de acessos aumentar cerca de 1,5 pontos percentuais, passando a ocupar o terceiro lugar, com uma quota de 7,9 por cento.

O número de clientes de STF na modalidade de acesso directo era de 3,25 milhões, o que traduz uma subida de 1,8 por cento relativamente ao trimestre anterior e de 2,6 por cento em relação ao trimestre homólogo de 2008. Para tal contribuíram de forma significativa as ofertas em pacote que integram telefonia fixa, televisão por cabo e ou Internet e as ofertas de prestadores alternativos suportadas em tecnologia GSM. Trata-se do terceiro trimestre consecutivo em que se registou um aumento do número de clientes de acesso directo, facto que não sucedia há cerca de 2 anos. Este acréscimo ocorreu em simultâneo com um decréscimo no número de clientes de acesso directo do Grupo PT (-1,6 por cento em relação ao trimestre anterior e -4,6 por cento relativamente ao 2T08).

Relativamente ao acesso indirecto através de pré-selecção, este registou uma descida de 7,7 por cento no número de clientes, atingindo um valor de cerca de 159 mil clientes no 2T09, o valor mais baixo registado desde 2001. Em termos homólogos, o número de clientes de pré-selecção diminuiu 28,4 por cento.

No que diz respeito aos clientes de VoIP nómada, existiam no final do 2T09 cerca de 124,5 mil clientes activos, o que representa uma redução de 6,6 por cento face ao observado no trimestre anterior.

A quota de clientes de acesso directo do Grupo PT, que tem vindo a diminuir desde 2000, registou uma quebra de 1,6 pontos percentuais face ao trimestre anterior e de 4,6 pontos percentuais em relação ao 2T08, situando-se nos 60,7 por cento no final do 2T09. Esta redução resulta essencialmente das novas ofertas baseadas em tecnologias de acesso distintas do serviço telefónico fixo tradicional, tal como ocorre no caso dos acessos.

O tráfego total de voz originado na rede fixa durante o 2T09 foi de cerca de 2.021 milhões de minutos, resultantes de cerca de 641 milhões de chamadas.

Em relação ao trimestre anterior, e ao contrário do verificado com o número de acessos instalados a pedido de clientes e com o número de clientes de acesso directo, o volume de minutos e o volume de chamadas diminuíram 1,7 e 1,8 por cento, respectivamente. Em termos homólogos, registou-se igualmente uma quebra, tanto ao nível dos minutos - no último trimestre foram originados menos 2,6 por cento do que no mesmo período do ano anterior - como em termos do volume de chamadas, que diminuíram 6,5 por cento.

No que diz respeito ao tráfego em minutos, a descida do tráfego total relativamente ao período homólogo é explicada, sobretudo, pela redução significativa do tráfego fixo-móvel (-12,6 por cento), mas também pela queda acentuada do tráfego de acesso à Internet dial-up (-37,3 por cento), motivada, entre outras razões, pela forte expansão do acesso à Internet através de tecnologias de banda larga. No que concerne ao tráfego em chamadas, a descida do tráfego total relativamente ao período homólogo é, sobretudo, resultado da diminuição do tráfego de voz tradicional.

O tráfego de VoIP nómada totalizava, no final do 2T09, cerca de 70,2 milhões de minutos, menos 10,8 por cento do que no trimestre anterior, resultantes de cerca de 14,3 milhões de chamadas, menos 9 por cento do que no trimestre anterior. O seu peso relativamente ao tráfego total diminuiu relativamente ao período anterior, situando-se nos 3,5 por cento em termos de minutos e em 2,2 por cento ao nível das chamadas.

No segundo trimestre de 2009, 10 por cento do total de minutos de voz foram originados através de acesso indirecto, valor inferior em 0,8 pontos percentuais ao observado no trimestre anterior e 2,8 pontos percentuais abaixo do registado no 2T08. Quanto às chamadas de voz efectuadas no 2T09, 12,8 por cento foram realizadas através de acesso indirecto, menos 1 ponto percentual face ao trimestre anterior e 3,1 pontos percentuais abaixo do valor registado no trimestre homólogo de 2008.

Refira-se ainda que, no 2T09, a tendência de diminuição dos valores das quotas de tráfego de voz do Grupo PT manteve-se, tanto em termos de minutos (63,5 por cento no 2T09, 1 ponto percentual abaixo do valor registado no trimestre anterior), como em termos de chamadas (64,7 por cento no 2T09, 0,6 pontos percentuais abaixo do valor registado no trimestre anterior).


Consulte: