Eleições para o CG e resultados do 21.º Congresso da UPAEP


As eleições para os seis lugares de membro eleito do Comité de Gestão (CG) do Conselho Consultivo e Executivo (CCE) da União Postal das Américas, Espanha e Portugal (UPAEP) decorreram a 21 de Agosto, durante a reunião constitutiva do CCE para o período 2010-1013, no âmbito do 21.º Congresso da União, que se realizou de 17 a 21 de Agosto, em Santiago do Chile.

Portugal, representado pela ANACOM, formou parte da Comissão de Escrutínio e foi o porta-voz dos resultados que ditaram que, para o próximo quadriénio, farão parte do CG do CCE, a Costa Rica (21 votos), Cuba (21 votos), o Canadá (20 votos) a Argentina (19 votos), o Paraguai (19 votos) e a República Dominicana (17 votos). Espanha e El Salvador obtiveram 16 e 11 votos, respectivamente, não tendo sido eleitos. O Chile, na qualidade de Presidente do CCE, assumirá a presidência do CG, por inerência da função de anfitrião do Congresso.

O Congresso reuniu plenipotenciários dos países e territórios membros da União. A Delegação de Portugal integrou o Embaixador de Portugal em Santiago, para além de representantes da ANACOM e dos CTT.

Foram debatidas matérias financeiras, nomeadamente o orçamento para o próximo quadriénio, a aprovação dos tectos orçamentais e o valor da unidade de contribuição, assim como a reforma e o desenvolvimento do sector postal na região, que se pretende alcançar através da cooperação técnica, quer entre países membros, quer através de estreita colaboração com outras organizações internacionais, como é o caso da União Postal Universal (UPU). O 21.º Congresso pautou-se pela prudência e contenção em matéria financeira, atendendo ao ambiente de crise económica e financeira mundial em que decorreu.

Ficou por definir o país anfitrião do próximo Congresso da UPAEP, que decorrerá em 2013, uma vez que Espanha, candidata única para acolher o evento, retirou o convite.