Portugal patrocina centro de excelência da UIT em África


Portugal vai contribuir com 500 mil dólares (cerca de 314 mil euros) para a criação, em conjunto com a União Internacional das Telecomunicações (UIT), de um Centro de Excelência em África, para países de expressão portuguesa e espanhola. Além da contribuição pecuniária, Portugal irá assegurar também o custo da participação de formadores/peritos portugueses para algumas das acções de formação deste Centro.
 
Para a ANACOM, esta acção assume uma importância particular no contexto do seu programa de cooperação com os homólogos dos países de expressão portuguesa, bem como na implementação do Memorando de Entendimento assinado entre o Governo português e a UIT, a 8 de Dezembro de 2007.
 
O principal objectivo deste projecto é proporcionar programas de formação em áreas de elevada prioridade, contribuindo para uma maior autonomia do sector das comunicações nos países beneficiários, tais como: regulação e políticas de telecomunicações; novos serviços e tecnologias; gestão de negócios; serviço universal; e desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação (TIC) nas zonas rurais.
 
O Centro dirige-se aos países africanos de língua portuguesa (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe) e espanhola (Guiné Equatorial), estando prevista a criação de uma plataforma de e-learning que permitirá estender as acções de formação a outros destinatários, como Timor-Leste.
 
 A inauguração do Centro terá lugar ainda em 2008, ano em que estão previstas acções de formação nas áreas de regulação, gestão de espectro radioeléctrico e marketing detelecomunicações.
 
Este novo Centro de Excelência é o sétimo de natureza idêntica a ser implementado pela UIT, fazendo parte de uma rede de centros que já deu, desde 2003, formação sectorial a mais de 15 mil profissionais.


Informação relacionada no sítio da ANACOM: