Comparação internacional dos preços da banda larga, Novembro de 2007


Já se encontra disponível o relatório com os principais resultados do estudo realizado pela ANACOM de comparação internacional de preços da banda larga fixa e móvel, em vigor em Novembro e Julho de 2007, em quinze Estados-Membros da União Europeia (UE15)1, sendo que, no caso da banda larga fixa, a informação reporta apenas a treze países da UE15.

Em termos de preços praticados, o preço mínimo da banda larga (fixa) em Portugal encontrava-se, em Novembro de 2007, 32,6 por cento abaixo da média dos países analisados, sendo semelhante aos preços praticados na Áustria, Suécia e Dinamarca. Verifica-se ainda que o preço mínimo praticado em Portugal é o terceiro mais reduzido e, para o operador histórico, o quarto mais baixo entre os congéneres dos restantes países. Considerando a média simples dos preços mínimos praticados pelos vários prestadores de serviços de Internet (ISP) para as várias velocidades de transmissão, verifica-se que Portugal continua a constar entre os primeiros países com preços mais baixos na maioria das velocidades de download. Se tivermos em conta velocidades entre 2 e 8 Mbps, Portugal situa-se entre o terceiro e quinto lugares com preços abaixo da média dos restantes países, surgindo com preços superiores à média dos restantes países apenas no caso das ofertas a 1 Mbps.

O preço das ofertas mais utilizadas (4 Mbps) em Portugal encontra-se cerca de 46 por cento abaixo da média dos países considerados, sendo o quarto mais reduzido.

A maioria das assinaturas mensais das ofertas do operador histórico, em Portugal, encontra-se abaixo da média, ocupando a quarta e quinta posições nos respectivos rankings.

As assinaturas mensais da banda larga móvel praticadas em Portugal são significativamente inferiores aos preços das ofertas identificadas nos restantes países da UE15. Neste caso, Portugal surge no terceiro lugar destes rankings, entre 36 por cento e 49 por cento abaixo da média.

Notas
nt_title
 
1 Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Portugal, Reino Unido e Suécia.


Consulte:

Informação relacionada no sítio da ANACOM:

  • Banda Larga https://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=322112