Conclusões do Conselho de Ministros das Telecomunicações, Junho de 2007


Termina hoje, 8 de Junho de 2007, o Conselho de Ministros dos Transportes, Telecomunicações e Energia da União Europeia (UE), cujos trabalhos tiveram início a 6 de Junho.

Como principais conclusões desta reunião do Conselho, destaca-se o acordo político sobre a proposta de regulamento sobre a regulação dos serviços de roaming nas redes móveis, inicialmente avançada pela Comissão Europeia e adoptada em sede do Parlamento Europeu a 23 de Maio. O regulamento deverá ser publicado no Jornal Oficial da União Europeia (JOUE) até ao final de Junho, entrando em vigor um dia após a respectiva publicação no JOUE.

No tocante ao sistema europeu de radionavegação por satélite Galileo, o Conselho solicitou à Comissão a apresentação, até Setembro de 2007, de uma proposta sobre as questões prementes, em especial, o financiamento e a estrutura de gestão do sistema, sobre as quais o Conselho pretende tomar uma decisão integrada no início do Outono de 2007.

O Conselho analisou igualmente o dossier sobre tecnologias de identificação por radiofrequência (RFID), com base na comunicação adoptada pela Comissão Europeia a 19 de Março de 2007. Sobre este assunto, está agendada no âmbito da presidência alemã uma conferência que terá lugar em Berlim, de 25 a 26 de Junho de 2007. Já no quadro da presidência portuguesa, está prevista a realização de uma conferência de alto nível sobre RFID em Lisboa, em Novembro de 2007.

No que se refere aos serviços postais, o Conselho considerou o relatório de progresso sobre a proposta de directiva postal apresentada pela Comissão Europeia, em Outubro de 2006. Este relatório, providenciado pela presidência alemã, identifica igualmente os assuntos que devem ser analisados durante a presidência portuguesa da UE, perspectivando-se que o Parlamento Europeu adopte um parecer sobre o assunto em Julho de 2007.

O relatório anual sobre a sociedade de informação 2007, apresentado inicialmente pela Comissão Europeia a 29 de Março de 2007, foi também analisado nesta reunião do Conselho. A 29 de Maio de 2007, o Conselho já tinha remetido à Comissão orientações sobre a matéria, identificando medidas a ter em conta no quadro da revisão da estratégia para a sociedade da informação i2010, em especial no que se refere quer ao desenvolvimento de políticas relativas às futuras tendências do sector (redes de nova geração, o papel e os interesses dos utilizadores de serviços da sociedade da informação e o papel das tecnologias da informação e comunicação no mercado interno) quer à promoção de uma sociedade da informação inclusiva.

O Conselho abordou, ainda, a comunicação da Comissão Europeia sobre a avaliação da Agência Europeia para a Segurança das Redes e Informação (ENISA)


Mais informação:

Informação relacionada no sítio da ANACOM: