Comissão relança plano de acção eCall


Foi publicada a Comunicação da Comissão Europeia ''Relançar a iniciativa eCall - plano de acção'', de 23 de Novembro de 2006, no âmbito da qual os Estados-Membros da União Europeia (UE) e a indústria são incitados a imprimir maior velocidade no cumprimento dos objectivos estabelecidos no plano de acção eCall.

Este plano de acção, aprovado pela Comissão e pelo sector industrial em 2005, destinava-se a introduzir a tecnologia eCall em todos os veículos automóveis novos na UE, a partir de 2009. No entanto, não obstante as medidas de apoio à implantação e normalização desta tecnologia adoptadas pela Comissão, esta afirma que o processo não está a ser acompanhado em muitos Estados-Membros, no que respeita às infra-estruturas necessárias, e que a indústria está, actualmente, a bloquear novas acções.

Neste sentido, foram atribuídas acções específicas aos Estados-Membros e respectivos prazos para a resolução dos problemas jurídicos, técnicos e socio-económicos ao nível da implantação das infra-estruturas necessárias e foi solicitado à indústria a renovação do compromisso assumido, estando a Comissão a acompanhar de perto os desenvolvimentos nesta matéria.

A indústria avançou, entretanto, com um novo calendário de prossecução das medidas propostas, que cai em 2010 e não em 2009.

A tecnologia eCall baseia-se no número único de emergência europeu, o 112, e no seu sistema de localização, o E112. Em caso de acidente, esta tecnologia chamará os serviços de emergência, acessíveis em toda a UE através do 112, e comunicará a localização exacta do veículo acidentado.


Mais informação:

  • eSafety http://europa.eu.int/information_society/activities/esafety/index_en.htm

Informação relacionada no sítio da ANACOM: