Portugal tem chamadas móveis abaixo do custo médio na Europa


A Comissão Europeia (CE) divulgou em comunicado, a 6 de agosto de 2013, que os preços das chamadas móveis nacionais nos países da União Europeia (UE) atingem uma diferença de 774 por cento. A maior diferença verifica-se entre a Holanda, o país mais caro, com um valor por minuto de 14,7 cêntimos, e a Lituânia, com as chamadas mais baratas, a 1,9 cêntimos por minuto.

Em Portugal, as chamadas móveis têm um custo médio por minuto de 7,6 cêntimos, ou seja, abaixo da média europeia, que é de 9,1 cêntimos, e claramente inferior aos valores praticados em muitos outros países, por exemplo, em Espanha (13,3 cêntimos), na França (12,7 cêntimos), na Bélgica (13,8 cêntimos), no Luxemburgo (14,6 cêntimos) e no Reino Unido (9,7 cêntimos). Em termos comparativos, as chamadas em Portugal são mais baratas 7,1 cêntimos que na Holanda e mais caras 5,9 cêntimos que na Lituânia, denotando que o valor que nos separa do país mais caro é superior ao valor que nos diferencia do país mais barato.

Segundo a CE, 'os utilizadores de comunicações móveis dos diversos Estados-Membros da UE deparam-se com enormes diferenças de preços para os mesmos serviços'. Acrescenta ainda que 'estas diferenças de preços não podem ser explicadas por diferenças na qualidade, diferenças nos custos da prestação do serviço ou por diferenças entre os países em termos de poder de compra dos consumidores'.


Mais informação: