4.6. Oferta de referência de acesso a postes (ORAP)


Tal como a ORAC, a ORAP permite que os operadores instalem os seus cabos utilizando as infraestruturas da MEO. Enquanto no âmbito da primeira oferta essa instalação dá-se ao nível das condutas, no contexto da ORAP a instalação ocorre ao nível dos postes.

A ORAP está definida para permitir uma utilização integrada com a ORAC, assegurando a continuidade da infraestrutura própria dos operadores beneficiários, nomeadamente através da transição entre infraestruturas subterrâneas e aéreas, sendo sobretudo utilizada nas áreas rurais menos povoadas, e urbanas com menor densidade populacional, permitindo uma expansão das redes dos operadores alternativos com as consequentes repercussões positivas ao nível do desenvolvimento da sociedade de informação e do combate à infoexclusão nessas áreas.

Relativamente ao nível de procura de serviços grossistas da ORAP, verifica se que o número de pedidos de análise de viabilidade para instalação de cabos em postes da MEO submetidos pelos beneficiários da ORAP é sensivelmente da mesma ordem de grandeza do número de pedidos de análise de viabilidade submetidos no âmbito da ORAC.