WiFi4EU atribui vales a 277 câmaras municipais portuguesas


Na quarta convocatória do WiFi4EU, 12 municípios portugueses Link externo.https://ec.europa.eu/information_society/newsroom/image/document/2020-28/portugal_-_call_4_9AD3D2F9-9E03-C58B-F656FD4477C6D1DF_68260.pdf foram contemplados com vouchers, elevando assim a 277 as câmaras municipais nacionais contempladas com verbas para a instalação de Wi-Fi em locais públicos.

Na quarta chamada, que agora terminou, estava disponível um orçamento de 14,2 milhões de euros, que foi disputado por 8644 municípios da União Europeia (UE). Apenas 947 foram contemplados nesta fase.

A iniciativa WiFi4EUhttps://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=407616 tem como objetivo proporcionar acesso à Internet de alta qualidade a residentes e visitantes locais nos principais centros de vida da comunidade local, como parques, praças, bibliotecas ou edifícios públicos, contribuindo para:

  • a redução da exclusão digital, especialmente em comunidades de áreas rurais e locais remotos;
  • o aumento do acesso aos serviços públicos online que melhoram a qualidade de vida nas comunidades locais.

O financiamento da UE destina-se a cobrir os custos de equipamento e instalação do sistema de Wi-Fi.

A ANACOM tem participado ativamente na promoção desta iniciativa junto das autarquias. Em conjunto com a Associação Nacional de Municípios Portugueses organizou várias sessões de esclarecimento pelo país para dar a conhecer a iniciativa às autarquias locais.


Mais informação: